Reuven Feuerstein


1.A influência do mercado de trabalho na educação de trabalhadores: um desafio permanente para os educadores.
1.1Novas exigências.

Nos últimos dezessete anos, a sociedade de modo geral e o mercado de trabalho, em particular, têm-se manifestado objetivamente sobre a necessidade de alteração do perfil de desempenho dos trabalhadores. Com muita freqüência, jornais apresentam artigos sobre esse assunto, chamando a atenção para a necessidade de se aperfeiçoar a ação das escolas, bem como a de seus professores, a fim de garantir uma preparação mais adequada dos estudantes, futuros trabalhadores. No dia quinze de dezembro de 1999, como se estivesse fazendo uma síntese dessa tendência, o Jornal da Tarde coloca, em sua primeira página, a manchete A escola brasileira não ensina a pensar, a partir de análise dos resultados da aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

1.2Algumas opiniões.
Dieter Mertens, em sua tese Educação para uma Sociedade Moderna (Reetz, 1989), chama essas novas demandas de qualificações-chave e as define como:

Conhecimentos, capacidades, habilidades e atitudes que não estão diretamente relacionados com nenhuma atividade prática em particular, mas que permitem assumir um conjunto de responsabilidades e lidar adequadamente com novas exigências - em sua maioria imprevisíveis - que ocorrem durante a vida de uma pessoa.

Inspirado em Mertens; Klein, Borrety, Fink e Holzapfel (1994) da SIEMENS AG de Munique, criaram o modelo PETRA (Projekt- und transferorientierte Ausbildung). Esse projeto de educação profissional envolve, além da capacitação técnica, a capacitação em cinco qualificações-chave e 46 qualidades pessoais (27 atitudes e 19 habilidades intelectuais), conforme quadro apresentado a seguir, adaptado por Cruz, Franceschini e Gonçalves (1994).

Qualidades chave e correspondentesqualidades pessoais.
A visão de Bruno (Bernardo, 1998, p. VII e p. VIII) sobre o tema é a seguinte:

Hoje, o que interessa às empresas é sobretudo, a capacidade de pensar dos trabalhadores, de operar em grupo, de propor soluções, de interagir com diferentes perfis qualiflcacionais, de aprender e assimilar continuamente as novas técnicas e os novos códigos disciplinares, tendo em vista as exigências crescentes de aumento de produtividade. Aos trabalhadores que conseguem se sujeitar a essas novas exigências é dado o nome de ‘trabalhador cidadão’.

Responsável pelo Caderno Empregos do jomal O Estado de São Paulo, Torres (2000, p. 4) cita alguns dos requisitos fundamentais exigidos dos trabalhadores, nos dias atuais:

[...] inglês fluente, inclusive para estagiários, bom nível de conhecimento técnico, disposição para estar sempre aprendendo mais e se aprimorando, capacidade de lidar com situações novas e, acima de tudo, flexibilidade e espírito de cooperação para trabalhar em equipe e se relacionar com vários tipos de pessoas.

Tendo como base dois relatórios publicados pela ONU, o Relatório do Desenvolvimento Humano (Pnud) e o Relatório Mundial de Emprego (OIT), Pastore (2001) assim se manifesta sobre o tema:

A globalização, a revolução tecnológica e os novos modos de trabalhar tomam os seres humanos rapidamente obsoletos quando são mal preparados. Não há outra saída: os países que desejam desfrutar dos benefícios da modernização têm de equipar seus povos com conhecimentos de alta qualidade. É isso que permite absorver inovações e criar outras. A alfabetização digital é essencial. A capacidade de comunicar-se adequadamente é indispensável. A maleabilidade para trabalhar em grupo é fundamental.

Fonseca (2001, p. 19 e p. 20) declara não ser mais possível separar economia e educação, uma vez que o que está em jogo é o enriquecimento cognitivo dos trabalhadores. Ele pergunta, por exemplo:

Por que se tomará importante investir na educabilidade cognitiva dos trabalhadores? Quais as aquisições cognitivas básicas dos operários para responderem às novas situações dos seus empregos? Serão importantes os programas cognitivos para satisfazer aos novos desafios da economia global? Os operários adultos com baixo rendimento cognitivo ou dificuldades de aprendizagem estarão irremediavelmente condenados? Como podem ser integrados em novos processos de produção? Qual a solução? Dispensar ou redesenvolver as suas capacidades cognitivas? Como preparar os trabalhadores para uma permanente e perpétua mudança?

Dentre os diversos programas de desenvolvimento cognitivo existentes (De Bono, 1973; Lipman, Sharp e Oscanyan, 1980; e, Stemberg, 1986; por exemplo), Fonseca (2001) indica o Programa de Enriquecimento Instrumental (PEI) de Feuerstein, Rand, Hoffman e Miller (1980) como uma das respostas mais adequadas para preparar estudantes, futuros trabalhadores, com ou sem dificuldades de aprendizagem, bem como para adultos iletrados, por sua acessibilidade e aplicabilidade a qualquer sistema de ensino ou formação.

Avaliando teorias do processamento de informações sobre a natureza da inteligência humana, Sternberg (1992, p. 35) assim se manifesta sobre o valor prático da proposta de Feuerstein:
Algumas teorias provaram ser muito úteis para finalidades práticas, tais como diagnóstico, prognóstico e treinamento. As teorias de Feuerstein (1979 e 1980) sobre a experiência de aprendizagem mediada (a experiência da criança mediada pela mãe, por exemplo) e de funções cognitivas deficientes; [...], provaram ser muito úteis tanto na avaliação quanto no treinamento das funções intelectuais.

Para Silva (2003, p. 210 e p. 211):

Os postos de trabalho, criados de agora em diante exigirão que as pessoas pensem, criem, se inspirem, se emocionem, raciocinem, opinem, discordem, se apaixonem, detestem; enfim, que tenham um trabalho verdadeiramente humano, que só pode ser concebido pelos que possuem mentes e corações, cognições e sentimentos.

Alarcão (2005, p. 24) diz:

São hoje muitas as competências desejadas, que assentam num conjunto de capacidades. Valoriza-se a curiosidade intelectual, a capacidade de utilizar e recriar o conhecimento, de questionar e indagar, de ter um pensamento próprio, de desenvolver mecanismos de auto-aprendizagem. Mas também a capacidade de gerir a sua vida individual e em grupo, de se adaptar sem deixar de ter a sua própria identidade, de se sentir responsável pelo seu desenvolvimento constante, de lidar com situações que fujam à rotina, de decidir e assumir responsabilidades, de resolver problemas, de trabalhar em colaboração, de aceitar os outros. Deseja-se ainda dos cidadãos que tenham horizontes temporais e geográficos alargados não se limitando a ver seu pequeno mundo, que tenham dos acontecimentos uma compreensão sistémica, que sejam capazes de comunicar e interagir, e que desenvolvam a capacidade de auto-conhecimento e auto-estima.
Finalmente, o diálogo entre a professora Hermengarda e Calvin (Watterson, 2004, p. D10) trata,
com humor, do tema em sala de aula.

2.Um desafio educacional para Reuven Feuerstein.
2.1O desafio.

No final da década de 1940, coube a Reuven Feuerstein a tarefa de educar centenas de crianças e jovens, órfãos da guerra, para que se tornassem cidadãos autônomos e produtivos. Na época, alguns psicólogos, tendo como suporte a avaliação estática do quociente de inteligência, e outros, tendo como base os experimentos de Piaget, respectivamente, sentenciaram: deficientes mentais irrecuperáveis e nada pode ser feito. Feuerstein, no entanto, preocupado com a salvação dessas pessoas, esperava mais de seu trabalho: pretendia “resgatar física, moral e educacionalmente crianças e adolescentes sobreviventes do Holocausto e de outras condições difíceis em que estavam vivendo em vários países” (Feuerstein e Feuerstein, Rafi, 2002, p. 14).

2.2Quem é Reuven Feuerstein?
As informações que seguem foram coletadas em Longhi (1996), Tebar (1998b e 2003), Zanatta da Ros (2002) e ICELP (2006).
Reuven Feuerstein nasceu em 21 de agosto de 1921, na cidade de Botosan, um pequeno povoado da Romênia. Era o quinto entre nove irmãos de uma família judia. Seu pai era especialista em estudos hebraicos, chefe de culto e rabino. Seu avô paterno era um homem muito eclético: destacava-se como encadernador, pintor e músico. Seu avô materno escrevia pergaminhos da Torá. Em sua casa, aconteciam encontros familiares semanais planejados por sua mãe, nos quais ele e seus irmãos, sentados à mesa da cozinha, contavam uns aos outros, o que haviam lido, estudado e aprendido desde o último encontro.

Reuven aprendeu a ler os textos sagrados aos três anos. Aos sete anos, aprendeu o iidiche, sua língua materna. Era comum ajudar colegas com dificuldade de leitura e escrita. Nessa época, ensinou um jovem de quinze anos a ler. Aos nove anos, ensinou um homem de sessenta anos a ler os textos sagrados. É importante registrar que, durante sua infância, sua mãe recebia crianças órfãs em sua casa.

Em Bucareste, aos 17 anos, iniciou uma experiência educacional relevante: encarregou-se de organizar a Alyah dos Jovens, uma organização sionista, cuja meta era concretizar as idéias dessa instituição para a construção de Israel. Dos 19 aos 23 anos, estudou no Colégio de Professores dessa cidade e, nos dois anos seguintes, no Colégio Onesco. Ainda nesse período, foi vice-diretor e professor de Escola para crianças com dificuldades de aprendizagem e problemas graves de desenvolvimento.
Em abril de 1944, emigrou para Israel e casou-se com Bertha Gugenheim com quem teve quatro filhos. Feuerstein esperava dar continuidade a seu trabalho educacional de salvação. Mais tarde, Feuerstein foi convidado a lecionar na Escola Agrícola de Mikvet-Israel, perto de Tel Aviv, onde teve contato com aproximadamente 300 crianças, vítimas do Holocausto. A carreira educacional de Reuven continuou em 1948 no Kibutz de Rehasmin, uma instituição para crianças com dificuldades de adaptação.

Em fevereiro de 1949, é acometido por febre alta e princípio de tuberculose. No hospital, não parou de estudar: aprendeu, em pouco mais de seis meses, inglês, francês e alemão. Em 1950, retomou seus estudos em Genebra e trabalhou, simultaneamente, com Jung em Zurique e com Cari Jaspers na Basiléia. Um ano depois, vai ao Magreb africano com André Rey para estudar um grupo de crianças. A partir dessa oportunidade e durante muitos anos, realizou a avaliação de milhares de crianças que iriam emigrar para Israel, com André Rey e um grupo de psicólogos ligados a Piaget.
Estudou na Universidade de Genebra, sob a coordenação de Jean Piaget, Barber Inhelder e Marguerite Loosli Usteri. Assistiu a seminários de L. Szondi e Cari Jaspers. Recebeu o diploma de Psicologia Geral e Clínica em 1952. Em 1954, licenciou-se em Psicologia. Em 1970, Feuerstein obteve o grau de doutor em Psicologia do Desenvolvimento na Universidade de Sorbonne, em Paris.

Reuven aprendeu a ler os textos sagrados aos três anos. Aos sete anos, aprendeu o iidiche, sua língua materna. Era comum ajudar colegas com dificuldade de leitura e escrita. Nessa época, ensinou um jovem de quinze anos a ler. Aos nove anos, ensinou um homem de sessenta anos a ler os textos sagrados. É importante registrar que, durante sua infância, sua mãe recebia crianças órfãs em sua casa.

Em Bucareste, aos 17 anos, iniciou uma experiência educacional relevante: encarregou-se de organizar a Alyah dos Jovens, uma organização sionista, cuja meta era concretizar as idéias dessa instituição para a construção de Israel. Dos 19 aos 23 anos, estudou no Colégio de Professores dessa cidade e, nos dois anos seguintes, no Colégio Onesco. Ainda nesse período, foi vice-diretor e professor de Escola para crianças com dificuldades de aprendizagem e problemas graves de desenvolvimento.
Em abril de 1944, emigrou para Israel e casou-se com Bertha Gugenheim com quem teve quatro filhos. Feuerstein esperava dar continuidade a seu trabalho educacional de salvação. Mais tarde, Feuerstein foi convidado a lecionar na Escola Agrícola de Mikvet-Israel, perto de Tel Aviv, onde teve contato com aproximadamente 300 crianças, vítimas do Holocausto. A carreira educacional de Reuven continuou em 1948 no Kibutz de Rehasmin, uma instituição para crianças com dificuldades de adaptação.

Em fevereiro de 1949, é acometido por febre alta e princípio de tuberculose. No hospital, não parou de estudar: aprendeu, em pouco mais de seis meses, inglês, francês e alemão. Em 1950, retomou seus estudos em Genebra e trabalhou, simultaneamente, com Jung em Zurique e com Cari Jaspers na Basiléia. Um ano depois, vai ao Magreb africano com André Rey para estudar um grupo de crianças. A partir dessa oportunidade e durante muitos anos, realizou a avaliação de milhares de crianças que iriam emigrar para Israel, com André Rey e um grupo de psicólogos ligados a Piaget.
Estudou na Universidade de Genebra, sob a coordenação de Jean Piaget, Barber Inhelder e Marguerite Loosli Usteri. Assistiu a seminários de L. Szondi e Cari Jaspers. Recebeu o diploma de Psicologia Geral e Clínica em 1952. Em 1954, licenciou-se em Psicologia. Em 1970, Feuerstein obteve o grau de doutor em Psicologia do Desenvolvimento na Universidade de Sorbonne, em Paris.

De 1970 até os dias atuais, Feuerstein é professor de Psicologia da Universidade de Bar Ilan, no setor de Educação, em Ramat Gan, Israel. Desde 1978, é professor adjunto da Universidade de Vanderbilt, na Faculdade de Educação Peabody, nos Estados Unidos.

Fundou com os professores David Krasilowsky, Ya'acov Rand e Shimon Tuchman o Instituto de Pesquisa Hadassah-Wizo-Canadá de Jerusalém, atualmente Centro Internacional de Melhoria do Potencial de Aprendizagem (The International Center for the Enhancement of Learning Potential - ICELP), instituição que pesquisa a aplicação de seus métodos e programas e atende crianças com diversos problemas de desenvolvimento.

Em 1980, publicou o Programa de Enriquecimento Instrumental - PEI (Feuerstein Instrumental Enrichment - FIE) e seu modelo de psicodiagnóstico, a Avaliação Dinâmica do Potencial de Aprendizagem (Learning Potential Assesment Device - LPAD). Nesses textos, suas teorias educacionais são transformadas em sistemas de intervenção e avaliação.
Nas últimas décadas têm dedicado especial atenção a pessoas com Síndrome de Down. Em 1988, lançou sua última obra, Don ’t accept me as Iam. Helping “retarded"people to excel, que sintetiza suas pesquisas e, além disso, mostra suas teorias e sistemas de avaliação, intervenção e manutenção aplicadas a essas pessoas. A fotografia apresentada a seguir (Tribus, 2007) é de um jovem soldado da Força de Defesa de Israel. Ele fez as cirurgias no rosto, propostas neste livro, quando criança, para evitar discriminações quando adulto. Participou da LPAD e do PEI e é um cidadão autônomo e defensor de sua pátria!
Nesses últimos anos, Feuerstein semeou suas idéias pelo mundo todo e recebeu reconhecimento universal em relação a seu trabalho, através de inúmeras honrarias.

2.3 Experiências significativas de vida: provável gênese de suas teorias.
2.3.1 A mãe intermediadora.

Reuniões intencionalmente planejadas pela mãe de Feuerstein eram desenvolvidas, aos sábados, junto a seus filhos. Ela pedia que fossem resgatadas as experiências de aprendizagem relevantes acontecidas desde o último encontro: cada um narrava com detalhes o que tinha aprendido, de que maneira isso tinha acontecido e que dificuldades tinham sido superadas. A importância dessas experiências e suas possíveis aplicações em outras situações eram estabelecidas pela mãe, que, certamente, era exímia perguntadora.

Uma análise, mesmo rápida, dessas reuniões semanais, relacionadas a aspectos culturais da comunidade judaica, podem indicar eventos relevantes que ajudariam na resolução de problemas enfrentados posteriormente, por Feuerstein. Usar informações resgatadas do passado para explicar o presente e preparar para o futuro era praticado, em pequena escala, pelas crianças quando narravam suas aprendizagens recentes. Além desse aspecto cultural específico ligado ao respeito pelo passado, esses encontros estavam muito relacionados à questão da transferência de aprendizagens: relembrar e aplicar, sempre acompanhados pela valorização das aprendizagens e pela ampliação de seus significados. Essa intermediação intencional junto as crianças, o que elas haviam aprendido, o valor dessas aprendizagens e as possibilidades de aplicação futuras, devem ter marcado profundamente o menino Reuven e seus irmãos.

Além da participação nesses encontros, Feuerstein teve acesso a modelos de intermediação desenvolvidos por sua mão junto a crianças órfãs. A diferença de desempenho dessas crianças quando comparado com o desempenho de seus irmãos e dele próprio deve ter chamado sua atenção, como fato relevante.

2.3.2 A crença na modificabilidade das pessoas.
O fato do pequeno Reuven aprender a ler os textos sagrados muito cedo, aos três anos, indica que seus avós, seus pais e seus irmãos mais velhos acreditavam que ele seria capaz de realizar esse desafio.

Na escola, aos sete anos, era chamado com freqüência para ajudar seus colegas de classe que apresentavam dificuldades para ler e compreender textos escritos. Nessa época, ensinou um jovem de quinze anos, considerado o “tolo da cidade” a ler. Essa experiência é considerada por Feuerstein (Longhi, 1996; e Zanatta Da Ros, 2002) como um momento de revelação: as pessoas são modificáveis e é possível mediá-las com tal finalidade! Pouco tempo depois, aos nove anos, teve a oportunidade de demonstrar a crença na modificabilidade do ser humano ao ensinar um homem de sessenta anos a ler a bíblia.
Esses eventos aconteceram na década de 1920 e manifestam a crença, demonstrada pela família de Feuerstein e por ele próprio, na possibilidade de aprendizagem das pessoas: crianças muito pequenas, crianças com dificuldades de aprendizagem, jovens com necessidades especiais de educação e idosos.

2.4 Crenças, teorias e sistemas de avaliação, intervenção e manutenção.

Coube a Feuerstein o desafio de educar centenas de crianças e jovens, órfàos da guerra, para que se tomassem cidadãos autônomos e produtivos. Não era uma tarefa acadêmica que envolvia apenas interesses intelectuais. Tratava-se, na realidade, de pesquisa urgente para encontrar meios para salvar essa pessoas.
A partir de sua visão de mundo, de seu sistema de crenças e do resgate de experiência prévias relevantes, Feuerstein criou duas teorias: Teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural -MCE (Structural Cognitive Modifiability - SCM) que apresenta como aspecto fundamental o conceito de modificabilidade, qualidade inerente e essencial de todo o ser humano, percebida muito cedo por ele; e, Teoria da Experiência de Aprendizagem Mediada - EAM (Mediated Learning Experience - MLE) que estabelece o mediador humano como determinante do desenvolvimento cognitivo das pessoas e que teve, provavelmente, como ponto de partida, suas próprias experiências de vida intermediadas por sua mãe, seus familiares e professores e, por ele próprio, como mediador de outras pessoas.

Além dessas teorias, Feuerstein criou três sistemas inter-relacionados de avaliação, intervenção e manutenção: Avaliação Dinâmica do Potencial de Aprendizagem (Leaming Potential Assesment Device - LPAD), Programa de Enriquecimento Instrumental - PEI (Feuerstein Instrumental Enrichment - FIE) e Modelagem de Ambientes Modificadores - MAM (Shaping Modifying Environments - ME). Recentemente, junto com seu filho Rafi, criou a LPAD-Básica e o PEI-Básico para avaliar e realizar intervenções em crianças de três a sete anos.

É importante chamar a atenção para a influência de Piaget e de André Rey na criação dos sistemas de avaliação e intervenção. Begab (Feuerstein, Rand, Hoffman e Miller, 1980, p. xi) declara: “A teoria da experiência de aprendizagem mediada e sua expressão no sistema de conteúdos livres, de exercícios mentais, apresentado como Programa de Enriquecimento Instrumental (PEI) é baseado em muitos componentes da teoria piagetiana e nas descobertas clínicas de André Rey.” Além disso, Begab complementa: “Feuerstein acrescentou que o determinante do desenvolvimento cognitivo não é parte da teoria de Piaget e, mais importante, converteu um sistema descritivo num outro sistema, instrucional e operacional.”
Como sua intenção não era apenas acadêmica, Feuerstein se preocupou também com aspectos didáticos incluídos em seu projeto educacional. Criou, a partir de suas teorias, o Mapa Cognitivo e os Critérios de mediação, ferramentas essenciais para a análise de tarefas e do planejamento das atividades educacionais de avaliação, intervenção e manutenção. Estabeleceu operações e funções cognitivas que se constituem em parâmetros nucleares da análise de tarefes e selecionou o desenvolvimento de perguntas previamente elaboradas como meio básico do processo de mediação. Estabeleceu, ainda e de forma bem detalhada, a estrutura e a duração de sessões da LPAD e de aulas de PEI.

2.5 Final feliz.

Resgatar a cidadania dessas pessoas foi missão complexa com resultados inesperados. Feuerstein avaliou o potencial de aprendizagem das pessoas com a LPAD e a partir dos resultados dessa avaliação aplicou o PEI. O final da história foi feliz: crianças e jovens sob sua responsabilidade tomaram-se cidadãos normais, úteis e produtivos.

3. A proposta educacional de Feuerstein: aspectos teóricos.

Como já foi citado, diante de necessidades reais de transformar o desempenho cognitivo e resgatar a cidadania de um grupo de pessoas, que apresentavam atraso em relação à sua exposição a estímulos e experiências de vida, Feuerstein criou - a partir de sua visão de mundo, de um conjunto de crenças por ele estabelecido e de sua experiência - duas teorias: Modificabilidade Cognitiva Estrutural (MCE) e Experiência de Aprendizagem Mediada (EAM) e três sistemas inter-relacionados: Avaliação Dinâmica do Potencial de Aprendizagem (LPAD), Programa de Enriquecimento Instrumental (PEI) e Modelagem de Ambientes Modificadores . (MAM). Repetindo mais uma vez, Feuerstein criou:
Em seguida serão apresentados, de forma reduzida, o sistema de crenças de Feuerstein, a teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural (MCE) e seu sistema inter-relacionado de manutenção (MAM); e , com detalhes, a teoria da Experiência de

Aprendizagem Mediada (EAM), os sistemas de avaliação (LPAD) e de intervenção (PEI) e os demais elementos de sua proposta educacional.

3.1 Sistema de crenças.

A Teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural (MCE) tem como base um sistema de crenças construído por Feuerstein, a partir de experiências de vida relevantes, para resgatar a cidadania de crianças e jovens sobreviventes da segunda grande guerra. Feuerstein e Feuerstein, Rafi (2002, p. 14) assim se manifestam sobre o assunto:
Mesmo agora, de posse de dados que confirmam a teoria da MCE e diante do fato de que dados
empíricos e novos desenvolvimentos teóricos dão suporte à idéia da modificabilidade humana, é
nossa convicção que esse sistema de crenças que iniciou e deu-lhe origem é um de seus importantes
ingredientes
Tebar (1998a, p. A-5 e 2003, p. 54) assim reproduz as crenças de Feuerstein:

¾      Crê no ser humano como criatura digna de alcançar sua plenitude humana e de receber todos os cuidados e mediação a nossa disposição. O centro de seu trabalho.
¾      Toda pessoa é suscetível de ser modificada com a ajuda de um mediador.
¾      A inteligência pode crescer, pode desenvolver-se.
¾      Pode-se modificar estruturalmente a pessoa através de uma experiência de aprendizagem mediada.
¾      Todo mediador do PEI deve acreditar na modificabilidade das pessoas.
¾      Podemos contradizèr todo determinismo genético, pois não há nada no ser humano que esteja definitivamente fixado.
¾      Podemos elevar o potencial de aprendizagem.
¾      A mediação é o caminho imprescindível para a transmissão dos valores.
¾      Podemos ensinar a pensar através de uma metodologia que leva em conta critérios e leis de aprendizagem: ensino da metacognição, busca de estratégias, planejamento do trabalho, alto nível de abstração, aplicação das aprendizagens à vida...

3.2 Teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural (MCE).
3.2.1 Teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural: uma hipótese teoricamente plausível.

A teoria da Modificabilidade cognitiva estrutural toma-se, de acordo com Feuerstein e Feuerstein, Rafi (2002, p. 15), uma “hipótese teoricamente plausível” tendo como base três pressupostos: a concepção de ontogenia dupla do ser humano; a definição modal do desempenho humano como um estado, não podendo ser entendido como alguma coisa fixa e imutável; e, a atual concepção neurocientífica do cérebro humano como organismo flexível e elástico.
Em detalhes, o primeiro pressuposto:

A ontogenia do organismo humano é resultado da interação entre a ontogenia biológica, ou seja, percepção do ser humano “como uma comunidade de células interagindo agitadamente entre si e com o ambiente”, buscando tomar-se um indivíduo; e, a ontogenia sociocultural, entendida como “responsável pela estrutura social, moral e comunicacional do ser humano”, formando a pessoa. A relação entre essas duas ontogenias caracteriza-se pelo conflito entre os limites impostos pelo componente biológico e a busca da liberação do ser humano desses limites, pelo componente sociocultural “modificando e criando novos rumos de vida, apesar da imposição, mas contra tal imposição da realidade biológica, neurológica e cromossômica.”

Supondo-se uma única pessoa, tem-se graficamente:
B: Biológica, S: Sociocultural e O: Ontogenia do ser humano.

Três exemplos para ilustrar o desenvolvimento de pessoas ou animais em situações em que a ontogenia dupla é afetada.

O primeiro fala da possibilidade de crianças não serem criadas em ambientes humanos. Rischbieter (2003) em seu texto A triste história das crianças lobo ou Nem só de genes vive o homem fala de Amala e Kamala, duas meninas completamente selvagens, criadas por lobos, no norte da índia, em 1920. Quando resgatadas da alcatéia, o comportamento das duas crianças causou espanto, pois movimentavam-se apenas de quatro, não falavam, tinham os rostos inexpressivos, comiam apenas carne crua e não aceitavam o contato com seres humanos. Cita também conclusão de Malson (1967) que merece ser reproduzida: "Será preciso admitir que os homens não são homens fora do ambiente social, visto que aquilo que consideramos ser próprio deles, como o riso ou o sorriso, jamais ilumina o rosto das crianças isoladas”

O segundo exemplo trata da possibilidade de mediação entre espécies. De acordo com Feuerstein e Feuerstein, Shmuel (1994, p. 12), Francine Patterson, da Gorilla Foundation, desenvolveu projeto, no qual ensinou à gorila Koko e ao gorila Michael, a linguagem de sinais, usando a EAM no processo de aprendizagem, considerada pela equipe de pesquisa como parte relevante no sucesso do projeto.
Os gorilas foram continuamente expostos a comunicação bilingüe com o inglês sendo falado ao mesmo tempo que os sinais estavam sendo usados. Koko e Michael se comunicavam de maneira regular com a linguagem de sinais aprendida e Michael até demonstrou conhecer sinais que somente Koko poderia ter-lhe ensinado.

O Estado de São Paulo (ANSA, 1998a e b), convidou seus leitores para dialogar com Koko, pela internet. Cerca de 20000 perguntas chegaram por meio da rede para a gorila. Francine selecionou 20 e as traduziu à linguagem dos sinais para Koko. “Perguntada sobre a bebida preferida respondeu: ‘Suco de maçã’. Depois de 45 minutos de ‘entrevista’, Koko perdeu o interesse e começou a brincar com uma boneca, pondo fim à primeira conversa interespécies da história da Internet”. A “entrevista” completa está disponível em The Gorilla Foundation (2006).

Finalmente, no terceiro exemplo, Feuerstein e Feuerstein, Rafi (2002, p. 14 e p. 15) concluem:

O nível da operação cognitiva da criança com síndrome de Down é amplamente determinada por sua condição cromossômica; no entanto, a intervenção social e educacional pode transformar significativamente as restrições produzidas pelos cromossomos, como apontado por um jornalista do Le Monde: ‘O cromossomo não tem a última palavra’. Dito de outro modo, nesse diálogo entre a ontogenia sociocultural e a ontogenia biológica, a primeira de fato, tem a última palavra.

3.2.2 Piaget, Feuerstein e Vygotsky.

Para Piaget, o desenvolvimento acontece em uma interação não assistida entre os esquemas mentais da pessoa e os objetos presentes no mundo externo (Kozulin, 1998). Além disso, Piaget (1969: p. 161) afirma de forma clara:
Um terceiro grande fator que é classicamente invocado nas explicações do desenvolvimento é a ação dos fatores sociais e, principalmente, da linguagem. Esses fatores são, está claro, necessários ao acabamento das estruturas operatórias, particularmente no nível das operações proposicionais ou formais. Mas eles não lhe constituem a fonte, [...].
Feuerstein afasta-se de Piaget ao enfatizar a ontogenia sociocultural como principal responsável pelo desenvolvimento cognitivo das pessoas. Para Feuerstein, o desenvolvimento se dá de maneira mais efetiva quando acontecem interações entre a pessoa e os objetos que o cercam e entre sua resposta e ela mesmo, mediadas intencionalmente por outro ser humano. A respeito desse tema, Feuerstein declara (Longhi, 1996, p. 23 e Tebar (1998b, p. A-2 e 2003, p. 371):
A partir desse momento, toda minha formação, minhas experiências, vão convergir para definir meus princípios educacionais, minhas teorias sobre a modificabilidade cognitiva estrutural e sobre a mediação. O encontro com Piaget me levou a escolher sua escola...: ‘Os fatores determinantes do desenvolvimento, disse Piaget, são os cognitivos’; e eu acrescento que é impossível separar o fator cognitivo do fator emocional, afetivo. [...] Ele não aceitou minhas teorias. De fato, a intenção, a subjetividade do mediador não foi reconhecida.

Ao se afastar, nesse ponto, de Piaget, Feuerstein se aproxima das idéias de Vygotsky (Oliveira, 1999) que afirma que a aprendizagem acontece quando existe colaboração entre a criança e adultos ou companheiros mais experientes que introduzem ferramentas culturais e ensinam a organizar e a controlar suas funções psicológicas naturais.
Além disso, Vygotsky propõe algo semelhante à dupla ontogenia do ser humano: a interação entre vários planos históricos: filogênese (história da espécie), sociogênese (história do grupo cultural), ontogênese (história do indivíduo pertencente à espécie) e microgênese (história de evento significativo incluída na ontogênese). Assim, a ontogênese seria o resultado da interação entre a filogênese e a sociogênese.
F: Filogênese, S: Sociogênese, O: Ontogênese e M: Microgênese

A grande diferença entre o ponto de vista de Piaget e a posição adotada por Feuerstein e Vygotsty, de acordo com Kozulin (1998) encontra-se na definição de quem é e ou o que é responsável pelo desenvolvimento das pessoas: o primeiro focaliza a reestruturação interna do pensamento da criança (de dentro para fora) enquanto que os outros dois enfatizam a influência do modelo sociocultural (de fora para dentro). As implicações educacionais dessas duas posturas são bastante divergentes.

3.2.3 Analise do conceito de modificabilidade e de suas relações com outros conceitos.

A teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural apresenta, de acordo com seu criador (Feuerstein, 1997), um ponto de partida diferente e otimista sobre o processo de desenvolvimento dos seres humanos. Essa teoria postula que o organismo humano é dotado de plasticidade e flexibilidade, em tal ordem, que permite um elevado grau de modificabilidade, o que toma imprevisível o seu desenvolvimento, não assumindo, portanto, um ponto de vista fixo e imutável sobre inteligência, personalidade, caráter, constituição e de outra realidades normais e patológicas. Para ele, nada estaria previamente definido na vida de uma pessoa.

Feuerstein, Rand e Rynders (1988) definem cinco postulados sobre a modificabilidade dos seres humanos:

1.Todos os seres humanos são modificáveis, sem exceção: apesar de qualquer obstáculo préconcebido (condições inatas); mesmo que a pessoa tenha problemas etiológicos (Síndrome de Down, por exemplo); mesmo que tenha idade avançada; e, mesmo que tenha séria restrição ou incapacidade física e ou mental.
2.Até mesmo ‘aquele aluno’ é modificável: não existe exceção ao primeiro postulado.
3.Eu posso ajudar meu aluno a modificar-se.
4.Eu, mediador, sou modificável.
5.O ambiente, a sociedade e o contexto social no qual estamos inseridos (mediador e mediados) são modificáveis.

3.2.3.1  O conceito de modificabilidade.

De acordo com Feuerstein (1997, p. 11), o conceito de modificabilidade é equivalente ao de potencial de aprendizagem e tende a substituir a idéia tradicional de inteligência humana. Essa teoria define inteligência como “propensão ou tendência do organismo a ser modificado em sua própria estrutura, como resposta à necessidade de adaptar-se a novos estímulos, sejam de origem interna ou externa”. Esse conceito deve diferenciar-se da idéia de mudança, uma vez que, mudança relaciona-se com diferentes fases do desenvolvimento, crescimento e maturação da pessoa, sendo assim um fenômeno previsível. A modificabilidade, fenômeno marcado pela imprevisibilidade, pode levar a pessoa a desviar-se completamente de qualquer trajetória predeterminada em função de diferentes fatores sociais e ambientais.

3.2.3.2  O aspecto cognitivo da modificabilidade.

Quando Feuerstein qualifica modificabilidade como cognitiva, conforme Sasson (1997), ele não deixa de lado os aspectos afetivos, emocionais e motivacionais do ser humano.
Ele considera a cognição como condição-chave para o sucesso da adaptação sendo assim, ponto de partida mais eficaz para a intervenção. Tal decisão baseia-se em alguns argumentos: o domínio cognitivo presta-se mais facilmente à pesquisa; o trabalho com os componentes emocionais do desempenho das pessoas, responsáveis ou não pela feita de adaptação e pelo funcionamento global inadequado, poderia gerar resistência ou fazer com que as pessoas se sentissem ameaçadas ou “invadidas”; e, as pessoas, uma vez equipadas com ferramentas cognitivas, costumam manifestar uma disposição razoável para abordar, por sua própria vontade, os aspectos afetivos envolvidos em suas dificuldades.

É relevante relembrar trecho de Feuerstein (Longhi, 1996 e Tebar, 1998b e 2003), já citado, sobre sua posição em relação aos aspectos afetivos e emocionais: “ Os fatores determinantes do desenvolvimento, disse Piaget, são os cognitivos’; e eu acrescento que é impossível separar o fator cognitivo do fator emocional, afetivo.”

3.2.3.3  A natureza estrutural da modificabilidade.

Para Sasson (1997, p. 179), Feuerstein considera a estrutura psicológica como “um sistema composto por vários elementos interconectados que se afetam mutuamente”. A modificabilidade cognitiva não pode ser considerada estrutural, isto é, permanente, a menos que apresente três características: relações claras entre o todo e a parte, que se apresente como processo de transformação e que demonstre tendência para a auto-perpetuação desse processo.

A relação entre o todo e a parte: os efeitos da intervenção somente serão considerados de natureza estrutural se não estiverem limitados ao domínio específico do funcionamento cognitivo e se forem perceptíveis em outras áreas ou subsistemas adicionais de toda a estrutura.

Tendência a constituir-se num processo de transformação: quando ocorre uma mudança de natureza estrutural, a pessoa “transforma” seu desempenho conservando, no entanto, a estrutura básica, que é ampliada para permitir a integração de novos estímulos. Assim, uma mudança quantitativa sem nenhuma outra relação com a estrutura existente, não seria uma transformação estrutural. Por outro lado, a transformação qualitativa da estrutura em seu conjunto, que integra os novos estímulos adquiridos, seria uma transformação estrutural.
A natureza auto-perpetuadora e auto-reguladora dos processos de transformação: tendência que esse processo possui de perpetuar-se e regular-se para além do momento em que o organismo foi inicialmente exposto à situação estimuladora. A auto-perpetuação abrange a retenção, conservação e expansão dos novos elementos adquiridos. Já a auto-regulação se refere à transferibilidade e adaptabilidade das aquisições recentes, que estariam disponíveis para a pessoa quando diante de situações novas, diferentes ou modificadas.

3.3 Teoria da Experiência de Aprendizagem Mediada (EAM).
3.3.1Um pouco de história.

O desenvolvimento da teoria da EAM aconteceu entre 1950 e 1963, a partir do contato de Feuerstein, na França, com milhares de crianças que estavam sendo examinadas e preparadas para emigrarem para Israel. Um grande número delas demonstravam disfunções cognitivas e dificuldades escolares, identificadas a partir de seus desempenhos diante das tarefas de Piaget e de outras tarefas cognitivas (criadas por André Rey, por exemplo). Foi possível classificar essas crianças em duas categorias: pessoas culturalmente diferentes e pessoas com privação cultural, a partir da comparação desses resultados com os resultados obtidos pelas crianças de Genebra. As pessoas culturalmente diferentes eram capazes de serem modificadas diante do contato direto e autônomo com as tarefas, sem a necessidade de investimentos especiais dos avaliadores. Isso não acontecia, no entanto, com as pessoas privadas culturalmente: elas necessitavam de investimentos especiais que ultrapassavam e muito o que os avaliadores estavam acostumados a fazer.
O que é evidente é que os ‘privados’ culturalmente tinham que ‘aprender a aprender’ por meio da mediação. Nós definimos este grupo como sendo ‘culturalmente privado’ porque ele não tinha sido exposto à sua própria cultura e por isso tomou-se incapaz de tirar proveito da exposição direta às fontes de estímulos. (Feuerstein e Feuerstein, Shmuel, 1994, p. 5).
Um exemplo para esclarecer melhor a questão da quantidade de investimento dos avaliadores. O teste das figuras complexas de André Rey (Rey, 1999) foi aplicado nessas crianças. Esse teste prevê duas etapas: cópia de uma figura e reprodução de memória dessa figura. Ao final da segunda etapa o avaliador pergunta: “Como seria preciso começar o desenho para que cada detalhe ficasse colocado corretamente? Desenhe aqui as linhas que constituem o melhor ponto de partida.” A versão do teste das figuras complexas de Rey apresentada por Feuerstein, Rand e Haywood (1993), prevê cinco fases: primeira cópia, primeira reprodução de memória, mediação, segunda cópia e segunda reprodução de memória. Na fase de mediação, onde se pretende que os avaliados aprendam princípios para aplicá-los ou não nas outras fases, além da frase acima prevista por André Rey, chamada por Feuerstein de mediação mínima, existem outros três níveis superiores de medição. “Discussões com Rey, que participou ativamente dessa pesquisa, e com o grupo de ‘Piaget’ foram úteis para definir o problema e posteriormente para delinear a teoria da EAM.” (Feuerstein e Feuerstein, Shmuel, 1994, p.4 e p. 5). Além disso, forneceu, claramente, as bases para a construção formal do sistema de avaliação, a LPAD e, em conseqüência, a elaboração, também formal, do sistema de intervenção, o PEI.

3.3.2 Duas modalidades de interação.

Para Feuerstein, Rand, Hoffman e Miller (1980) o desenvolvimento da estrutura cognitiva no organismo é resultado de duas modalidades de interação, igualmente importantes, entre o organismo e seu meio: a exposição direta a fonte de estímulos e a experiência de aprendizagem mediada.

Na exposição direta a fonte de estímulos, os estímulos que agem sobre o organismo fazem isso ao acaso, de modo direto e não mediado. Os estímulos aparecem e desaparecem de modo assistemático a partir de aleatoriedade dupla, ou seja, ou tendo como base características próprias dos estímulos ou em função da prontidão do organismo em percebê-los. Embora incidental, esse tipo de interação se constitui numa fonte significativa de mudanças que afeta o funcionamento cognitivo e emocional das pessoas. A exposição direta aos estímulos, tal como propõem os comportamentalistas em seu esquema E —> R e o esquema EOR, proposto por Piaget, não explicam por que, “apesar de experiências similares, as pessoas reagem diferentemente.“ (Feuerstein e Feuerstein, Shmuel, 1994, p. 13).

Experiência de aprendizagem mediada é definida por Feuerstein e Feuerstein, Shmuel (1994) e Feuerstein (1997) como a qualidade da interação entre o organismo e o meio em que está inserido. Essa qualidade é resultado da interposição intencional de um ser humano que medeia a percepção e a análise dos estímulos do meio pelo organismo, além de mediar, também, as respostas do organismo em relação a ele mesmo. O esquema E O R é, então, ampliado para E H O H R, com a interposição do mediador humano H.

É importante ressaltar que o papel do mediador humano não está previsto por Piaget e nem suficientemente elaborado dentro da proposta de Vygotsky. Esta lacuna teórica é preenchida pela EAM de Feuerstein.

Representando as propostas por esquemas:
Para Piaget (1972, p. 13 e p. 14), mediadores são instrumentos invariantes de troca: conservação de substância, massa e volume; agrupamentos de classes e relações; operações espácio-temporais; e, operações preposicionais. Ele explica assim:

De uma parte, o conhecimento não procede, em suas origens, nem de um sujeito consciente de si mesmo nem de objetos já constituídos (do ponto de vista do sujeito) que a ele se imporiam. O conhecimento resultaria de interações que se produzem a meio caminho entre os dois, dependendo, portanto, dos dois ao mesmo tempo, mas em decorrência de uma indiferenciação completa e não de intercâmbio entre formas distintas. De outro lado, e, por conseguinte, se não há, no início, nem sujeito, no sentido epistemológico do termo, nem objetos concebidos como tais, nem, sobretudo, instrumentos invariantes de troca, o problema inicial do conhecimento será pois o de elaborar tais mediadores. A partir da zona de contato entre o corpo próprio e as coisas eles se empenharão então sempre mais adiante nas duas direções complementares do exterior e do interior, e é desta dupla construção progressiva que depende a elaboração solidária do sujeito e dos objetos, (negritos nossos)

Piaget (1970) propõe uma ilustração para facilitar a compreensão do exposto acima. O organismo será representado por um pequeno círculo incluído num círculo maior que, por sua vez, representa o meio ambiente. O organismo e o meio ambiente se tocam no ponto A e em todos os pontos análogos, isto é, pontos pertencentes à circunferência menor que limita os dois círculos. Esses pontos são, ao mesmo tempo, os pontos mais exteriores ao organismo e ao meio ambiente. Desse ponto comum e de indiferenciação, o conhecimento avança em duplo sentido: da exteriorização (domínio da experiência física: —> Y) e da interiorização (conscientização do próprio funcionamento intelectual —> X).
Vygotsky (Oliveira, 1994) afirma que a aprendizagem acontece quando existe colaboração entre a criança e adultos ou companheiros mais experientes que introduzem ferramentas simbólicas e ensinam a organizar e a controlar suas funções psicológicas naturais através dessas ferramentas culturais.

Segundo Kozulin (1998), uma contribuição relevante do mediador humano, conforme Feuerstein, é a de transformar uma situação de aprendizagem de incidental em intencional, de tal maneira que a pessoa experimente determinadas situações selecionadas intencionalmente e não apenas as perceba aleatoriamente. A transcendência é outro dos parâmetros essenciais na aprendizagem mediada. Se numa situação de aprendizagem direta o que se pode esperar é que determinada interação afete a cognição da pessoa além da tarefe imediata realizada, na aprendizagem mediada. Ir mais além do presente constitui a verdadeira essência da interação. O mediador humano indica as possibilidades globais que se encontram na solução concreta de um problema e estimula a formação de pontes ou transcendências entre a tarefe imediata e outras áreas de experiência. Ainda, as interações da criança com o mundo deve ser dotado de significado, significado esse que não pode ser percebido pela simples observação de objetos e processos.

3.3.3 Relação entre a EAM e a exposição direta ao estímulo.
Feuerstein (Mentis, Skuy, Arnott, Dunn, Durbach e Mentis, Marténe, 1997, p. 19) chama a atenção para o significado da EAM quando afirma que:

A relação entre a EAM e a exposição direta, as duas modalidades para o desenvolvimento da estrutura cognitiva, pode ser formulada da seguinte maneira: quanto mais um organismo é submetido a EAM e quanto mais intenso e eficaz for o processo de mediação, maior será sua capacidade de se beneficiar e se tomar modificável pela exposição direta ao estímulo.
Em outras palavras, o objetivo da EAM é melhorar o desempenho do organismo nas suas futuras interações autônomas com o meio ou, como costuma declarar Feuerstein em suas palestras sobre o assunto: “O mediador entra no processo para sair.“

O esquema que descreve uma situação de aprendizagem mediada proposto por Feuerstein é apresentado novamente, adaptado e simplificado:




Demaldé (1998) utiliza-se de outra forma de apresentação do esquema de Feuerstein com a intenção de facilitar o entendimento do processo de interação da pessoa com o mundo e da função do mediador humano.
3.3.4 Os parâmetros de uma experiência de aprendizagem mediada.

São doze os estilos de interação que podem ser planejados e realizados pelo mediador junto aos mediados, propostos por Feuerstein, até o momento:
1.Mediação da intencionalidade e reciprocidade.
2.Mediação da transcendência.
3.Mediação do significado.
4.Mediação do sentimento de competência.
5.Mediação da regulação e do controle do comportamento.
6.Mediação sobre o comportamento de compartilhar.
7.Mediação da diferenciação individual e psicológica.
8.Mediação da busca, planejamento e alcance dos objetivos.
9.Mediação do desafio: busca de coisas novas e mais complexas.
10.Mediação sobre a conscientização das pessoas em relação à sua modificabilidade cognitiva e às mudanças estruturais ocorridas.
11.Mediação do otimismo.
12.Mediação do sentimento de pertinência.

Desses doze critérios de mediação, os três primeiros (Feuerstein e Feuerstein, Shmuel, 1994) são essenciais e devem estar sempre presentes numa interação para que possa ocorrer verdadeiramente uma experiência de aprendizagem mediada; os demais não são condições absolutamente necessárias para caracterizar sua ocorrência. Assim, os três primeiros são diretamente responsáveis pelo que todos os seres humanos possuem em comum: a possibilidade de modificar sua inteligência, ao passo que os outros refletem o processo de diversificação da humanidade em termos de estilos cognitivos, sistemas de necessidades, motivações, por exemplo.

3.3.5 A EAM e suas relações com a LPAD, o PEI e a MAM.

O processo de mediação acontece nesses três sistemas com objetivos e intensidades diferentes:

3.3.5.1   na LPAD a mediação é, em geral, pouco intensa e acontece em função das dificuldades das pessoas, uma vez que sua finalidade é avaliar desempenhos cognitivos;

3.3.5.2   no PEI, tendo como base a avaliação inicial realizada (funções cognitivas deficientes identificadas, tipo e quantidade de mediação necessária estabelecidos e reação ao ensino de estratégias verificada), a mediação será quase sempre intensa, uma vez que sua finalidade é modificar desempenhos (corrigir funções cognitivas deficientes, desenvolver vocabulário, por exemplo); e,

3.3.5.3   na MAM, a mediação é gradual, intensa e acontece em função das dificuldades das pessoas, uma vez que sua finalidade é a manutenção de desempenhos já avaliados e já estabelecidos durante intervenção, diante de situações da vida real.

3.3.6       Comentários de Feuerstein e Feuerstein, Shmuel (1994, p. 50) sobre a EAM:

1)A EAM não deveria ser considerada a única influência efetiva no desenvolvimento da pessoa. Tanto a exposição direta da pessoa aos estímulos quanto a EAM são necessárias para criar os pré-requisitos do pensamento, a flexibilidade exigida para a adaptação e a base de conteúdo para o funcionamento operacional. O professor não deve nunca agir somente como mediador mas deve também atuar como fonte de informação e de habilidades. Em outras palavras, o aluno não deve ser exposto unicamente à EAM. Durante a vida da pessoa, a EAM ocorre somente num pequeno segmento de sua interação com o ambiente.
2)Não se deve considerar que a EAM ocorreu a não ser quando o
ciclo — estímulos - mediador - mediado — tenha verdadeiramente sido fechado. Todas as vezes que a EAM estiver limitada por razões ligadas ao mediador, aos estímulos ou ao mediado, o processo não pode ser estabelecido e a EAM não acontece, O fato de o efeito esperado não aparecer como deveria, justifica-se pelo fato de a EAM não ter sido vivenciada como deveria ter sido.
3)O que se deduz do que foi exposto acima é que não existe modo de descrever a EAM como algo fixo que possa ser aplicado automática, mecânica e uniformemente para todas as pessoas. Uma vez que a EAM representa a qualidade da interação mais do que um conteúdo particular, essa qualidade depende da configuração total envolvida na interação mais do que estivesse envolvida num conteúdo particular. O como a EAM se processa depende de quem está mediando quem e do conteúdo particular da intervenção mediacional (o que). Isso coloca um grande peso na compreensão da base teórica da EAM como fonte de flexibilidade. A pessoa que dominar os parâmetros da EAM conquistará um grande grau de liberdade para influenciar a interação humana e introduzir os tipos de mudança que melhor se adapte a ela.

3.4 Avaliação Dinâmica do Potencial de Aprendizagem (LPAD)2.
3.4.1 Avaliação do potencial de aprendizagem.

O conceito de potencial de aprendizagem diz respeito a um fenômeno muito comum: crianças, jovens, adultos e idosos possuem competência para pensar e agir de forma inteligente muito maior do que é demonstrado por eles diante de situações cognitivamente desafiadoras. Esse conceito envolve dois aspectos que merecem ser destacados: os processos cognitivos e as estratégias de solução de problemas presentes no repertório da pessoa não são utilizados de forma eficaz; e, a experiência de aprendizagem mediada e ou necessidades específicas da situação provocam nas pessoas desempenhos que não existiam em seus repertórios. Além disso, “a avaliação do potencial de aprendizagem requer ênfose sobre os processos de aprendizagem que, por sua vez, exige a observação direta desses processos em situações que requerem aprendizagem.” (Feuerstein, Rand e Haywood, 1993, p. 10).

3.4.2Avaliação dinâmica da aprendizagem.

A avaliação dinâmica da aprendizagem diz respeito a um particular enfoque interativo, na condução de avaliações formativas em psicologia, fala/linguagem e educação, que enfatiza a habilidade da pessoa avaliada, em responder a uma intervenção (Dynamic Assessment, 2006). Sendo assim, o ensino e a aprendizagem constituem parte nuclear desse processo de avaliação.

São três as etapas características da avaliação dinâmica: pré-teste, aprendizagem mediada e pós-teste. No pré-teste, observa-se e registra-se o desempenho da pessoa diante da tarefa; na segunda etapa é realizada uma experiência de aprendizagem mediada para ensinar ou modificar princípios e estratégias ligados à tarefa; e, no pós-teste, a pessoa tem a oportunidade de aplicar os princípios adquiridos.

3.4.3 A LPAD, seus objetivos e instrumentos.
A LPAD (Feuerstein, Rand e Haywood, 1993, p. 14) é um sistema estruturado de avaliação cujo objetivo amplo é Avaliar a propensão para a modificabilidade (potencial de aprendizagem) da pessoa e tendo como base as seguintes metas ou objetivos específicos:

1.Identificar funções cognitivas eficientes.
2.Identificar as funções cognitivas deficientes.
3.Avaliar a resposta ao ensino de estratégias e princípios cognitivos.
4.Identificar a natureza e a quantidade de mediação necessária para superar as funções cognitivas deficientes.
5.Sensibilizar mediadores e mediados, diante dos processos desenvolvidos, para enfrentar uma grande variedade de tarefas.

Os instrumentos da LPAD podem ser aplicados individualmente e ou em grupos de pessoas.
Esses dois tipos de avaliação são igualmente importantes. Na avaliação individual, a mediação é gradual, isto é, acontece no decorrer da aplicação de cada instrumento sem, no entanto, transmitir mais que o necessário para garantir o sucesso da pessoa. Se a pessoa trabalha de modo adequado, não se realiza a fase de mediação. Em caso contrário, a mediação será mais intensa e centrada nos pré-requisitos necessários para a solução da tarefe. A LPAD utiliza dezesseis diferentes instrumentos de avaliação.

Além da utilização desses instrumentos, são verificadas as habilidades básicas de Matemática e da língua nativa.

1.Organização de pontos (Feuerstein, adaptado de Rey);
2.Matrizes progressivas coloridas - séries A, AB e B (Raven);
3.Matrizes progressivas clássicas - séries A, B, C, D e E (Raven);
4.Variações LPAD de Matrizes progressivas - grupo I (Feuerstein);
5.Variações LPAD de Matrizes progressivas - grupo II (Feuerstein);
6.Desenho de padrões (Feuerstein, adaptado de Arthur);
7.Progressões numéricas (Feuerstein);
8.Desenho da figura complexa (Rey);
9.Aprendizagem de posição: 5 x 25 (Rey);
10.Memória associativa: redução funcional (Feuerstein);
11.Memória associativa: parte e todo (Feuerstein);
12.Abstração verbal: semelhanças (Haywood);
13.Bandejas (Rey);
14.Memória de 16 palavras (Rand, adaptado de Rey);
15.Organizador (Feuerstein); e,
16.Raciocínio por Silogismos (Feuerstein).

Na avaliação em grupo, o mediador não pode atender as necessidades específicas de cada pessoa nem adaptar a quantidade nem a qualidade nem o ritmo dos processos de mediação ao potencial e modificabilidade individuais. A mediação em grupos deverá ser mais concentrada: uma etapa de aprendizagem estruturada e intensiva. A LPAD em grupo utiliza cerca de oito instrumentos para avaliação de pessoas com idade entre 8 e dez anos e cerca de dez instrumentos para avaliação de pessoas com mais de dez anos. Em resumo:
 3.4.4 A LPAD e os testes psicométricos tradicionais: quatro diferenças.

A LPAD foi criada como uma reação aos testes psicométricos tradicionais e apresenta com relação a eles, quatro diferenças básicas de acordo com Russo (1994):
1.O avaliador assume o papel de mediador e levanta o potencial de aprendizagem, comparando o desempenho da pessoa, sem ajuda, diante das tarefas propostas com o desempenho dela mesmo, após receber ajuda, à medida que as dificuldades emergem durante a solução das tarefas.
2.A estrutura do teste favorece a apresentação gradual e bem seqüenciada das propostas de aprendizagem. O material de avaliação organizado com etapas de dificuldades estudadas com antecedência, permite ao mediador acompanhar a utilização de recursos oferecidos à pessoas e as transformações que ocorrem no pensamento dessas pessoas diante da situação problema trabalhada com a finalidade de identificar e estimar o seu potencial cognitivo
3.Os objetivos da avaliação focam as mudanças ocorridas no processo de aprendizagem. Essa abordagem dinâmica permite que o mediador faça remediações a partir de sua interação com a pessoa.
4.Ênfase maior nos sucessos da pessoa durante o processo e não nas dificuldades e fracassos. Assim, as respostas positivas e os sucessos obtidos pela pessoa indicam pistas a respeito de seu potencial de aprendizagem e de seu funcionamento cognitivo.

3.4.5 Estrutura global de uma sessão de avaliação.

A aplicação dos instrumentos da LPAD se faz em três etapas, na seguinte ordem: pré teste, aprendizagem mediada e pós teste.
Pré-teste. Aprendizagem mediada. Pós-teste
A diferença entre os resultados de uma pessoa no pré teste (desempenho sem ajuda) e no pós teste (desempenho com ajuda, após mediação) é o indicador de sua modificabilidade, ou seja, de sua capacidade de aprendizagem. Reiterando, mesmo sendo avaliação em grupo, o foco é a diferença de desempenho de cada pessoa. O principal objetivo do pós teste é avaliar o efeito da fase de aprendizagem sobre o desempenho da pessoa.

3.4.6 Feuerstein e Vygotsky.

As três fases propostas no desenvolvimento de sessões de avaliação dinâmica aproximam, mais uma vez, Feuerstein de Vygotsky, por sua semelhança com o conceito de Zona de desenvolvimento proximal (ou potencial). Esse conceito foi definido por Vygotsky a partir de três contextos: diagnóstico infantil baseado na utilização de testes; durante os processos de ensino e de aprendizagem; e, durante a participação em jogos. Nessas oportunidades, é levantado o nível de desempenho real da criança que indica o que ela é capaz de realizar sozinha. É ainda levantado o nível de desenvolvimento potencial da criança que indica sua capacidade de desempenhar tarefes com a ajuda de adultos ou companheiros mais experientes. À diferença entre esses dois níveis Vygotsky chamou de Zona de desenvolvimento proximal (ou potencial).

3.4.7 Exemplos de trechos de interação mediador-mediados numa sessão de LPAD.

Memória de dezesseis palavras (adaptado por Fonseca, 1994).

Exige que a pessoa lembre de um conjunto de palavras apresentado, sem nenhuma ordem aparente. Essas palavras estão, no entanto, divididas em classes. Avalia a capacidade da pessoa em perceber, de forma analítica, princípios de organização de objetos e acontecimentos, com os seguintes objetivos: descobrir, aprender e aplicar princípios de organização de objetos, a partir de suas características essenciais comuns; e, memorizar nomes de objetos.

Primeira fase: pré-teste.

Mediador: Vou ler para vocês uma relação de dezesseis palavras. Prestem muita atenção porque cada palavra vai ser apresentada uma única vez. Não vou repetir! Depois que eu terminar a leitura, vocês terão uma tarefe: escrever as palavras que conseguirem lembrar. Entenderam qual é a tarefa? Estão prontos? Alguma pergunta?
João: A ordem das palavras é importante?
Mediador: Boa pergunta. A ordem das palavras não é importante!! Alguma outra dúvida? Não? Então, vamos lá. Vou ler as palavras:
Azeite, vaca, banana, caderno, cachorro, caneta, sal, lápis, tigre, livro, laranja, rato, pêra, pimenta, uva, vinagre.
Mediador: Escrevam, por favor, as palavras que vocês conseguirem lembrar.
Mediador: Terminaram? Vamos conferir os resultados? Vou ler novamente a lista de palavras para que vocês verifiquem o número de acertos. Vou ler as palavras, novamente:
Azeite, vaca, banana, caderno, cachorro, caneta, sal, lápis, tigre, livro, laranja, rato, pêra, pimenta, uva, vinagre.
Segunda fase: aprendizagem mediada.
Mediador: Quem acertou doze palavras ou mais do que doze palavras?
Ana: Eu acertei treze palavras!
Henrique: Eu também!
José: Eu consegui me lembrar de doze palavras!
Mediador: Um momento, deixe-me anotar no quadro os resultados obtidos. Que procedimentos vocês seguiram para lembrar tantas palavras? Que pistas vocês têm a oferecer para todos nós?
Ana: No começo não percebi relações entre as palavras. A partir de um certo momento, no entanto, eu percebi a existência de quatro conjuntos de palavras: temperos, animais, material escolar e frutas. Foi assim que eu consegui guardar treze palavras.
Mediador: Muito bom, Ana. Muito bom mesmo. Você percebeu que podia organizar as palavras em quatro classes, o que facilitou a retenção das palavras. Como é que você escreveu suas palavras?
Ana: Em quatro colunas.
Mediador: Veja só o que você fez. Não só pensou em classes de objetos mas, também os agrupou quando escreveu. Muito bom! Responda, então, a seguinte questão: Que palavras faltaram?
Ana: uma fruta, um material escolar e um animal.
Mediador: Vejam que interessante. Ela sabe o que faltou em sua lista a partir da maneira como organizou as informações recebidas. Isto é muito importante. Muito obrigado, Ana.
José: Eu fiz do mesmo jeito que Ana. Eu não escrevi em colunas. Eu escrevi uma palavra embaixo da outra mas ... separada em classes. Para mim faltaram dois animais e uma fruta.
Mediador: Parabéns Henrique. Muito obrigado por seu depoimento. E você José. Que procedimento você usou.
José: Eu fiz um pouco diferente de Ana e de Henrique. Eu imaginei guardar as coisas de comer dentro da geladeira que existe na minha casa. Em cima dessa geladeira eu coloquei a vaca, de porcelana. O rato eu guardei junto com o mouse de meu computador. O caderno e o lápis eu guardei na gaveta de minha mesa de estudo. Escrevi as doze palavras na mesma linha, uma ao lado da outra.
Mediador: Parece que você usou procedimentos de classificação e de associação. Gostei de ouvir sua opinião, José.
Mediador: Quem acertou menos do que oito palavras? Esperem um pouco enquanto anoto no quadro o número de acertos de vocês. Carlos ... 3; Cristina ... 4; Felipe ... 4; Lívia ... 5,... Como vocês fizeram? Quais as dificuldades encontradas?
Lívia: Eu não percebi a existência de classes. Também não consegui associar as palavras. Felipe: Tentei guarda na ordem alfabética mas ... parece que não funcionou bem.
Carlos: Não sou bom para memorizar nomes de objetos.
Mediador: Como vocês escreveram as palavras? Uma embaixo da outra? Uma ao lado da outra? Observem as maneiras como os resultados podem ser apresentados.

Em coluna ou em linha:

Banana                                                            |    banana, rato, pimenta, pêra, vaca, uva, caderno
gato
pimenta
cachorro
uva
vaca
pêra

Em conjuntos, grupos, classes ou categorias:

uva                              azeite                          caderno                     rato
banana                       pimenta                      lápis                            cachorro
laranja                        sal                               apontador                 vaca
vinagre



Mediador: A forma de escrever os resultados dão pistas sobre como vocês perceberam e elaboraram as informações (palavras). Qual das maneiras de apresentar os resultados indica que a pessoa utilizou a memorização como processo principal para guardar as palavras?
Lívia: Quando você escreve uma palavra atrás da outra sem preocupação em organizá-las. Quando você se escreve as palavras em grupos a partir de suas características, então você demonstra preocupação com a classificação das informações.
Mediador: Você respondeu o que eu perguntei e, além disso, antecipou minha próxima pergunta. Vocês concordam com as respostas de Lívia?
Terceira fase: pós-teste.
Mediador: Vou ler para vocês, mais uma vez, uma relação de dezesseis palavras. Prestem muita atenção porque cada palavra vai ser apresentada uma única vez. Não vou repetir! Depois que eu terminar a leitura, vocês terão uma tarefe: escrever as palavras que conseguirem lembrar. A ordem de apresentação das palavras não é importante. Entenderam qual é a tarefa? Estão prontos? Alguma pergunta? Alguma dúvida?
Mediador: Vou ler as palavras.
Atum, natação, blusa, calças, sardinha, camisa, cenoura, salmão, futebol, pepino, pimentão, robalo, saia, boxe, basquete, tomate.
Mediador: Escrevam, por favor, as palavras que vocês conseguirem lembrar.
Mediador: Terminaram? Vamos conferir os resultados? Vou ler novamente a lista de palavras para que vocês verifiquem o número de acertos. Assim:
Atum, natação, blusa, calças, sardinha, camisa, cenoura, salmão, futebol, pepino, pimentão, robalo, saia, boxe, basquete, tomate.
Mediador: Observem as anotações registradas no quadro e comparem os resultados obtidos por vocês e por todos, nas duas etapas:
Mediador: Analisem os resultados obtidos do ponto de vista quantitativo. Foram semelhantes?
Carlos: Foram muito diferentes. A média da classe quase dobrou! Meu resultado inicial quintuplicou!! Tive um ganho de doze palavras.
Mediador: É verdade. Seus resultados individuais foram muito significativos. Nós estamos conversando do ponto de vista quantitativo. E do ponto de vista qualitativo, que mudanças você sentiu em você mesmo? O que você fez que não havia feito antes?
Carlos: Prestei mais atenção. Fiquei ligado nas possíveis características comuns das palavras que poderiam me levara a formar uma classe. Percebi as palavras de forma mais organizada. A organização das palavras parece ter melhorado a retenção dessas palavras. Acredito que o que aprendi foi maior do que a tarefa proposta em si. O que aprendi hoje deverá ajudar, de certa forma, uma série de tarefas que faço no meu dia-a-dia como estudante, profissional, em casa, ...

3.5 O Programa de Enriquecimento Instrumental (PEI).
3.5.1 O PEI, seus objetivos e instrumentos.
O Programa de Enriquecimento Instrumental é um sistema estruturado de intervenção (Feuerstein, Rand, Hoffman e Miller, 1980), construído principalmente a partir de alguns instrumentos da LPAD, cujo objetivo amplo é Aumentar a modificabilidade cognitiva estrutural de uma pessoa que apresente atraso em relação à sua exposição a estímulos e experiências de vida e com os seguintes objetivos específicos:

1.Corrigir funções cognitivas deficientes.
2.Adquirir vocabulário, códigos, conceitos, operações e relações relevantes para as tarefas do PEI, bem como para a resolução geral de problemas.
3.Desenvolver motivação intrínseca por meio da formação de hábitos.
4.Desenvolver o pensamento reflexivo e o insight.
5.Desenvolver motivação intrínseca em relação à tarefa.
6.Mudar o papel de receptor passivo e reprodutor de dados para o de gerador ativo de novas informações.

Esse programa que abrange 337 páginas divide-se em catorze instrumentos de trabalho agrupados, por sua vez, em dois níveis:

Nível I:
1.Organização de pontos.
2.Orientação espacial
3.Comparações.
4.Classificações.
5.Percepção analítica.
6.Orientação espacial
7.Ilustrações

Nível II:
8.Progressões numéricas.
9.Relações familiares.
10.Instruções.
11.Relações temporais.
12.Relações transitivas.
13.Silogismos.
14.Desenho de padrões.

Todos os instrumentos do PEI foram elaborados a partir dos instrumentos da LPAD, com exceção de Ilustrações e Relações temporais (Feuerstein, Rand, Hoffman e Miller, 1980-, p. 126 e Sánchez (1989, p. 81).

3.5.2 Número de alunos por turma, duração de uma aula de PEI e número de aulas semanais.

O número de alunos por turma de PEI é feto relevante: de treze a dezessete pessoas. Uma aula de PEI, de acordo com Feuerstein, Rand, Hoffinan e Miller (1980), deve ser realizada em uma hora: introdução (cinco a dez minutos), trabalho autônomo do aluno (20 a 25 minutos), discussão e desenvolvimento do insight (20 a 25 minutos) e resumo (cinco a dez minutos). É comum o desenvolvimento de aulas de 45 ou 50min quando esses encontros estão previstos no horário escolar.

Além disso, em ambientes escolares, o número de alunos poderá ser bem maior.

Cada página do PEI corresponde a uma aula. O número desejável de aulas é de três a cinco aulas semanais. Isso implica que as 337 páginas dos dois níveis do PEI serão desenvolvidas em cerca de 337h, distribuídas por cerca de 80 semanas, pouco mais de um ano e meio de trabalho, sem interrupção. O período de intervenção é intencionalmente longo para que a modificabilidade cognitiva desejada seja efetivamente estrutural, permanente.

A respeito do tempo de exposição das pessoas ao Programa, assim se manifesta Fonseca (1996, p. 112): “O tempo ideal de duração do PEI, de acordo com seu autor, deve decorrer na base de três a cinco horas semanais, com intervalos espaçados e planejados ao longo de dois a três anos, para efetivamente se operar no indivíduo uma modificabilidade cognitiva estrutural e não superficial.”

3.5.3 Produção, guarda e distribuição de instrumentos e páginas do PEI.

Os instrumentos do PEI são produzidos no Brasil pela Universidade Federal de Minas Gerais, desde 1999. Esses instrumentos são produzidos, também, pela Fundação Luís Eduardo Magalhães, para atendimento das necessidades específicas da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, desde 2000. A distribuição desse material é feita por Centros Autorizados de Formação existentes em diversos Estados e por escritório, em São Paulo, que representam o ICELP (ver Anexo 1). É necessário prever local adequado e seguro para guarda e distribuição do material para os mediadores. As páginas devem ser distribuídas uma a uma para os participantes do Programa, ou seja, uma página por aula.

3.5.4 Clientelas possíveis.

O PEI é indicado para aperfeiçoar o desempenho cognitivo de uma grande variedade de pessoas. É importante ressaltar que a população escolar de qualquer nível surge como cliente preferencial. Assim, são clientes possíveis, dentre outros:

• alunos e aprendizes com ou sem dificuldades de aprendizagem,
• trabalhadores empregados,
• trabalhadores empregados em contato com novas tecnologias,
• trabalhadores desempregados em processo de requalificação profissional,
• pessoas não-alfabetizadas,
• pessoas com baixo desempenho em leitura e escrita (analfabetos funcionais),
• pessoas em processo de aprendizagem de idiomas,
• professores de qualquer disciplina,
• supervisores de produção e de serviços,
• gerentes de escolas e de empresas,
• militares graduados,
• pessoas com necessidades especiais de educação,
• crianças abandonadas,
• ex-drogados em processo de recuperação e
• idosos.

3.5.5 Formação de mediadores.

A capacitação de mediadores do PEI nos níveis I e II para desenvolver os catorze instrumentos do Programa de Enriquecimento Instrumental (PEI) é realizada, em cerca de 150h (dois ou três seminários intermediados por aplicação do Programa). Nenhuma formação acadêmica específica é exigida como pré-requisito para essa atividade. Essa capacitação é coordenada por Centros de formação autorizados pelo ICELP (Anexo 1).

3.5.6Exemplo de trecho de interação mediador-mediados na etapa discussão de uma aula de PEI (adaptado de Feuerstein, Rand e Rynders, 1988 e Feuerstein e Hofíman, 2002a).

Uma aula de PEI prevê quatro etapas: introdução, trabalho do aluno, discussão e desenvolvimento do insight e resumo da aula. O trecho, apresentado a seguir, foca parte da terceira etapa de uma aula de PEI: a discussão.

Mediadora: Olhem agora para atarefa número seis. Quem gostaria de ler as instruções? Você gostaria, Joana?






Embaixo do quadrado da esquerda, desenhe um círculo.
Joana: Desenhe dois quadrados sendo um deles na parte superior direita e o outro na parte superior esquerda do campo quadrado cinza. Embaixo do quadrado da esquerda, desenhe um círculo.
Mediadora: Muito obrigada, Joana. Quem gostaria de ir ao quadro para nos mostrar de que maneira seguiu essas instruções. Muito obrigada, Ronaldo, está correto. Alguém obteve resultado diferente e gostaria de nos mostrar? Muito obrigada, Janete. Seu desenho também está correto. Alguém desenhou diferente de Ronaldo e Janete? Muito obrigada, José, está correto.
Temos três desenhos no quadro e todos os três estão corretos, de acordo com as instruções. Comparem os três desenhos.
Geraldo: Em cada um dos três desenhos, há dois quadrados e um círculo.

Nilson: Nos três desenhos, as posições dos quadrados são mais ou menos as mesmas. Seus tamanhos são diferentes. Com os círculos os tamanhos e as posições são diferentes.
Ronaldo: A diferença entre eles está no tamanho dos quadrados e no tamanho e nas posições dos círculos.
Mediadora: Muito bem. Por que vocês desenharam quadrados nas mesmas posições e desenharam círculos de diferentes tamanhos e diferentes posições, em relação ao quadrado do lado superior esquerdo?
José: Os quadrados foram desenhados nas mesmas posições porque as instruções nos indicavam claramente suas posições, sem nada dizerem sobre seus tamanhos.
Mediadora: O significado das expressões "superior direito" e “superior esquerdo" definem mais claramente a posição dos quadrados. E sobre o círculo?
Leila: O tamanho e a posição dos círculos não é definido de maneira precisa.
Mediadora: A instrução diz para vocês desenharem um círculo embaixo do quadrado da esquerda.
Leila: Embaixo do quadrado da esquerda pode ser entendido de diversas formas.
Rosa: A instrução não é precisa. Ela é ambígua.
Mediadora: Bela resposta! A razão pela qual os três desenhos do quadro são diferentes e, no entanto, são corretos, é porque as instruções são ambíguas, podendo ser interpretadas de diferentes maneiras. É possível tornar essas instruções mais claras e precisas?
Ana: Desenhe um círculo no canto esquerdo embaixo do quadrado da esquerda.
Mediadora: Ana disse: “Desenhe um círculo no canto esquerdo embaixo do quadrado da esquerda.”
Tomaz: Ou eu posso dizer: “embaixo do quadrado da esquerda no meio do campo.”
Sandy: Há outra possibilidade: “Desenhe um círculo a tantos centímetros embaixo do quadrado da esquerda.”
Mediadora: “Desenhe um círculo no canto esquerdo embaixo do quadrado da esquerda.” ou “embaixo do quadrado da esquerda no meio do campo.” ou “Desenhe um círculo a tantos centímetros embaixo do quadrado da esquerda.” O que torna essas instruções, feitas por vocês, mais precisas?
Sandy: Os detalhes que adicionamos.
Mediadora: Eu preciso de um voluntário para formular uma instrução qualquer para ser examinada por nós, do ponto de vista da precisão. Ninguém se apresenta? Vamos supor que eu gostaria que alguém fosse buscar minha bolsa que está na sala dos professores. Quem quer formular uma instrução sobre isso?
Joana: Por favor, pegue minha bolsa que está na sala dos professores.
Sandra: Não. Você tem de dizer a cor e onde encontrá-la. Por exemplo: Por favor, pegue minha bolsa marrom que está em cima da cadeira que está na sala dos professores.
Miguel: Mas sobre qual cadeira? Sobre a primeira cadeira do seu lado esquerdo, quando você entra na sala.
Mediadora: O que toma as instruções mais precisas?
Berenice: Detalhes.
Mediadora: Muito bem. A partir dos exemplos colocados no quadro, nós pudemos perceber que é possível seguir uma instrução por diversos caminhos igualmente corretos. Se nos quisermos que a instrução nos leve exatamente para o mesmo ponto, precisamos agregar detalhes. Que princípio pode ser derivado dessa situação?
Carlos: Quanto mais detalhada for uma instrução, mais clara e precisa ela será.
Mediadora: Sim, muito bom. Onde, em situações do dia-a-dia, é importante formular instruções claras e precisas?
Jorge: Quando nós descrevemos como chegar a um determinado lugar. Ou onde está localizada alguma coisa, como em Geografia, por exemplo.

3.6 Modelagem de Ambientes Modificadores (MAM).
3.6.1 Comentários iniciais.

Durante a aplicação dos instrumentos do PEI, o mediador estabelece, intencionalmente, ambientes modificadores a partir do desenvolvimento de experiências de aprendizagem mediada, buscando ampliar a modificabilidade cognitiva estrutural de seus alunos, durante cerca de quatro horas semanais. Esse objetivo poderá ser prejudicado, uma vez que os alunos mantém, durante as horas restantes, contato com outros ambientes, não tão exigentes.
Em outras palavras, numa escola onde o PEI é aplicado junto a estudantes é desejável que os professores das disciplinas escolares (Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, por exemplo) apliquem em suas aulas os princípios praticados durante as aulas de PEI com a intenção de criar ambientes cognitivamente desafiadores. Caso esses alunos precisem complementar sua formação em outros ambientes educacionais (estágio em empresa, por exemplo), os responsáveis por essa complementação também devem criar ambientes modificadores. Os pais desses alunos também podem ser preparados para realizar mediações com essa intenção em suas casas, em determinadas ocasiões.

3.6.2 A MAM e seus objetivos.

Modelagem de ambientes modificadores é um sistema não estruturado de manutenção (Feuerstein, Rand e Rynders, 1988; Feuerstein e Beker, 1991; e, Sasson, 1997), com os objetivos amplos de:
1. envolver os mediados em ambientes cognitivamente desafiadores especialmente planejados;
2. criar oportunidades para que os estudantes aprendam a se adaptar, estabelecendo: flexibilidade cognitiva e emocional e capacidade de modificar seu próprio modo de pensar, sentir e de se comportar; e,
3. evitar o colapso da modificabilidade cognitiva estrutural estabelecida pela LPAD e pelo PEI.

3.6.3 Características de ambientes modificadores.

Um ambiente modificador exige do estudante, de forma sistemática, modificações cognitivas, afetivas e sociais. Essas exigências são planejadas a partir de onde o aluno está e crescem a partir da melhoria de seu desempenho diante de tarefas cognitivamente desafiadoras. Essas mudanças são chamadas mudanças de segunda ordem ou aprendizagem transformadora em oposição a mudanças de primeira ordem que pretendem que a pessoa faça uma tarefe mais ou menos melhor, um pouco mais rápido e com um pouco mais de precisão. Uma analogia para esclarecer esses conceitos: a água quando se toma um pouco mais fria ou um pouco mais quente representaria mudança de primeira ordem, enquanto que quando a água se transforma em gelo ou vapor, essas alterações ou mudanças de estado representariam uma mudança de segunda ordem.








4. A proposta educacional de Feuerstein: outros aspectos (teóricos e didáticos).
4.1 O mapa cognitivo.

4.1.1 Um instrumento de análise de tarefas e de planejamento da avaliação, da intervenção e da manutenção..
O mapa cognitivo (Feuerstein, Rand, Hoffman e Miller 1980; Feuerstein, 1998b e Sasson,
1999b) é um modelo de análise do ato mental que permite perceber a relação existente entre as características de uma tarefa e o rendimento da pessoa. O mapa cognitivo descreve o ato mental através de sete parâmetros. O manejo destes parâmetros tem um papel muito importante na interação mediador - mediado, na medida em que servem para levantar e validar hipóteses relativas a localização das dificuldades da pessoa.
A análise dos instrumentos da LPAD e dos instrumentos e páginas do PEI, a partir do mapa cognitivo, é pré requisito para o planejamento de uma sessão de avaliação ou de uma aula. Além da análise desses instrumentos, é possível analisar qualquer tarefe cognitivamente desafiadora, seja uma tarefa de qualquer disciplina escolar ou um quebra-cabeça ou um jogo qualquer. Gomes (2002, p. 205) complementa,
O mapa cognitivo é um recurso extremamente abrangente e um poderoso guia para o pesquisador dos processos cognitivos e para o educador. Tendo em mão esse recurso, pode-se por exemplo:
1. Analisar os requisitos cognitivos envolvidos no ensino dos conteúdos escolares.
2. Definir estratégias de ensino que levem em consideração tanto a aprendizagem do conteúdo quanto a aprendizagem do próprio ato de aprender, ou seja, o aprender a aprender.
3. Compreender melhor o processo (cognitivo) da aprendizagem exigido pelos conteúdos ensinados.
4. Redefinir critérios para a análise de materiais didáticos com fins educacionais.
5. Redefinir uma série de critérios para a avaliação do processo de aprendizagem do aluno, em função da análise dos materiais envolvidos no ensino.

4.1.2 Os sete parâmetros do mapa cognitivo.
4.1.2.1 O universo do conteúdo em tomo do qual o ato mental é centrado.

Diz respeito ao tema envolvido na tarefa a ser apresentada ao mediado. O mediador, ao analisar uma tarefa a partir desse parâmetro, pretende identificar os conteúdos envolvidos pela situação-problema. A competência da pessoa no conhecimento de uma disciplina específica está diretamente ligada a sua experiência passada: história educacional, pessoal e cultural. Assim, alguns conteúdos podem ser pouco familiares e exigir um investimento de tempo muito grande por parte do estudante, bem como do mediador. Em conseqüência, quando se deseja ensinar uma determinada operação cognitiva, a seleção do conteúdo ganha um papel muito importante. Tebar (2003, p. 64) complementa: “Definimos o PEI como um programa ‘vazio de conteúdo’ não porque não trate tema algum, mas porque não aborda um conteúdo curricular específico, porém cada uma de suas páginas desenvolve um tema ou conteúdo concreto, pois as operações cognitivas não podem ativar-se no vazio”.
Ao mesmo tempo que se apresentam os parâmetros do mapa cognitivo, serão analisados, paralelamente, dois problemas:
4.1.2.2 A modalidade ou linguagem na qual o ato mental está expressa.

Diz respeito sobre a maneira como a tarefe se comunica com a pessoas. Isso é relevante, uma vez que a modalidade de apresentação da tarefe afeta o rendimento da pessoa. O mediador, ao analisar uma tarefa a partir desse parâmetro, pretende identificar as modalidades envolvidas pela situação-problema. As modalidades podem ser experienciais, pictóricas, figurativas, verbais e gráficas ou resultado da combinação de duas ou mais delas. Cada uma das modalidades exige esforço diferenciado dos estudantes, em fiinção de sua familiaridade com a modalidade e de seu estilo cognitivo. O parâmetro da modalidade é importante pelo fato de que as capacidades de elaboração manifestadas pela pessoa, ao enfrentar um tipo específico de modalidade, não expressam necessariamente sua capacidade total para enfrentar-se com outras variedades de linguagem.
Fascovich (2000, informação verbal) 3 assim define cada uma dessas modalidades:

1. Experiencial: Objetos tridimensionais.
2. Pictórica: Representação da realidade por desenhos.
3. Figurativa: Figuras bidimensionais.
4. Verbal: Letras, símbolos, linguagem escrita, códigos,...
5. Gráfica: Esquemas, tabelas, diagramas, gráficos,...

Análise paralela dos dois problemas:
4.1.2.3  As operações cognitivas requeridas pelo ato mental.

Diz respeito às operações cognitivas necessárias para a resolução da tarefa proposta. O mediador, ao analisar uma tarefa a partir desse parâmetro, pretende identificar “o caminho cognitivo necessário para a execução da tarefa.” (Gomes, 2002, p. 204), tendo como base a própria resolução da situação-problema.

As operações cognitivas previstas por Feuerstein são: identificação, comparação, análise, síntese, classificação, codificação, decodiflcação, relações virtuais, diferenciação, representação mental, transformação mental, raciocínio divergente, raciocínio hipotético-inferencial, seriação, multiplicação lógica, raciocínio transitivo, raciocínio analógico, raciocínio lógico e raciocínio silogístico. Essa relação de operações cognitivas é resultado de adaptação de Martínez Beltrán (s/d, p. 10 àp. 12, p. 14 e, principalmente, p. 18).

Análise paralela dos dois problemas:
4.1.2.4 As funções cognitivas requeridas nas três fases do ato mental.

Diz respeito às funções cognitivas necessárias para a resolução da tarefa proposta. O mediador, ao analisar uma tarefa a partir desse parâmetro, pretende identificar [...] “o processo de raciocínio necessário para a resolução dos problemas. A compreensão do processo mental requerido nas tarefas do material é um dos aspectos mais importantes para o mediador, pois sua preocupação maior concentra-se na alteração do processo mental ativado pelos materiais” (Gomes, 2002, p. 203), tendo como base a própria resolução da situação-problema. O ato mental ocorre em três fases: entrada, elaboração e saída. As três fases estão relacionadas e cada uma delas ganha sentido na medida em que se relaciona com a outra. As fiinções cognitivas deficientes são analisadas em função dessas três fases. Isso permite precisar em que fase e com quais funções deve-se trabalhar no processo de aprendizagem.

As funções cognitivas previstas por Feuerstein são:







É importante registrar que essa relação de funções cognitivas é resultado de adaptações de Feuerstein, Rand, Hoffman e Miller (1980, p. 76 à p. 103) e de Martínez Beltrân (s/d, p. 13 e p. 14 e, principalmente, p. 18).

Análise paralela dos dois problemas:


4.1.2.5 Nível de complexidade do ato mental.

O mediador, ao analisar uma tarefa a partir desse parâmetro, pretende estabelecer a quantidade de informações envolvidas pela tarefe e seu grau de familiaridade, tendo como base a própria resolução da situação-problema.

4.1.2.6 Nível de abstração do ato mental.

O mediador, ao analisar uma tarefa a partir desse parâmetro, pretende estabelecer a distância entre o ato mental e o objeto ou fato a que se refere, tendo como base a própria resolução da situação-problema. Assim, por exemplo, o ato mental implícito no estabelecimento e produção de relações entre objetos apresenta um nível menor de abstração que o ato mental implícito na análise de relações entre relações. Em outras palavras, é mais fácil classificar objetos do que classificar sentimentos.

4.1.2.7 Nível de eficiência requerido pelo ato mental.

O nível de eficiência pode ser medido pelo trinômio rapidez - precisão - esforço necessário para a realização de uma tarefa. Gomes (2002, p. 204) esclarece:

Ser eficiente é conseguir realizar a tarefa com o maior número possível de acertos e com a maior rapidez possível. As tarefas elaboradas devem ser construídas de modo a possibilitar que o mediado tenha um mínimo de eficiência e prossiga em busca de novos êxitos. Sem um mínimo de êxitos, não pode haver interesse, motivação, acréscimo da auto-estima e confiança na modificabilidade.

O mediador, ao analisar uma tarefa a partir desse parâmetro, pretende estabelecer se a tarefe representa para o mediado um desafio cognitivo, ou seja, se ela é pouco eficiente, tendo como base a própria resolução da situação-problema. Além disso, a feita de eficiência pode ser devida a fatores físicos, afetivos, ambientais e motivacionais. O nível de eficiência pode ser também afetado pelos demais parâmetros e pode refletir fatores como o caráter recente da aquisição e o grau de cristalização dos processos.

Análise paralela dos dois problemas:

4.1.3 Outros três exemplos de análises de tarefes com o mapa cognitivo.

4.1.3.1   Análise de tarefa equivalente às apresentadas no instrumento Relações transitivas (Feuerstein, Rand, Hoffman e Miller, 1980, p. 112 e p. 113).

O uso do mapa cognitivo na análise de processos de pensamento inferencial pode ser ilustrado pelo seguinte exemplo de um conjunto ordenado transitivo:
se A > B, B > C, C > D, então A > D, B > D.

A informação que A > D e B > D não é dada de forma direta através de observação ou afirmação mas está indiretamente disponível por outras observações. Deve ser derivada, logicamente e inferencialmente, da informação dada previamente. Isto nos permite analisar vários parâmetros envolvidos neste processo. O primeiro passo envolve uma representação simbólica das entidades dadas, A, B, C e D. Em termos de conteúdo, podem ser países, plantas, animais ou grupos políticos. Em termos de operações, A > B > C > D representa um processo de pensamento transitivo, que permite a derivação de nova informação dos dados recolhidos previamente. [...] Aqui o que se requer do indivíduo é que seja consciente e armazene as relações '“maior que” como entidades que existem entre estes termos.

A fase de elaboração começa quando a nova informação é procurada nas relações dadas anteriormente. Estas relações de “maior que” estabelecidas entre AeB, BeC, eCeD tem a identidade da relação “maior que” em comum. Isto permite enunciar relações acabadas de gerar entre AeD, eBeD.A afirmação total A>B,B>C,C>D,A>D, B>D envolve três unidades de informação que são dadas na fase de entrada e duas que são derivadas da fase de elaboração. Pode ser considerada uma tarefa complexa, em relação a outras tarefas, como a que inclui só A > B e B > C então A > C. Além de aumentar o número de unidades, o nível de complexidade também pode aumentar introduzindo novas relações.

O sexto parâmetro, o nível de abstração, está definido pela distância entre o ato mental e o conteúdo no qual opera. O presente exemplo tem um nível de abstração relativamente alto, porque envolve a geração de nova informação derivada das relações obtidas entre objetos e eventos mais do que dos objetos mesmos.

O sétimo parâmetro, o nível de eficiência, será refletido na forma, ritmo, passo, precisão e grau de facilidade com que se produz o ato mental.

4.1.3.2   Análise de situação de avaliação dinâmica (adaptado do instrumento Memória de 16 palavras da LPAD).

Leitura de palavras (ver descrição apresentada nas páginas 33 a 37, deste documento): atarefe consiste em escrever, de memória, o maior número possível de palavras apresentadas, sem repetição, sem qualquer tipo de ajuda. Após levantamento do número de acertos, as pessoas são levadas a compartilhar suas estratégias cognitivas de memorização e de classificação das informações no momento de sua percepção. Em seguida, outras palavras são ditadas e os desempenhos pós ajuda são analisados. Finalmente são comparados os desempenhos das pessoas nos dois momentos.
Análise da situação de avaliação a partir do mapa cognitivo.
1. Conteúdo: frutas, temperos, material escolar, mamíferos, peixes, roupas, hortaliças, e esportes.

2. Modalidade: verbal.

3. Operações cognitivas que podem ser trabalhadas: identificação das características essenciais das palavras para agrupá-las em uma classe superordenada; comparação entre palavras, apresentadas oralmente, para encontrar aspectos essenciais semelhantes necessários para estabelecer conceitos superordenados; diferenciação entre aspectos essenciais de palavras dadas; e, classificação de palavras, apresentadas em aparente desordem, em classes superordenadas.

4. Funções cognitivas que poderão ser trabalhadas:

Entrada: percepção clara e precisa dos atributos essenciais das palavras ditadas e utilização de mais de uma fonte de informações.

Elaboração: percepção e definição clara do problema, comportamento comparativo na criação de categorias superordenadas e elaboração de categorias superordenadas cognitivas.

Saída: precisão e exatidão na comunicação da resposta.

5. Nível de complexidade: elevado.
6. Nível de abstração: elevado
7. Nível de eficiência: médio.

4.1.3.3  Análise de situação-problema proposta para crianças.

Tarefa: Encaixe no diagrama abaixo os nomes dos números de um a dez.

Análise do problema a partir do mapa cognitivo. 1. Conteúdo: nomes dos números de um a dez.

2. Modalidades: gráfica e verbal.

3. Operações cognitivas que podem ser trabalhadas: identificação e análise das características essenciais dos nomes dos números; comparação entre os nomes dos números de um a dez para encontrar semelhanças e diferenças; classificação dos nomes dos números de um a dez em classes por número de letras; e, utilização do raciocínio hipotético-inferencial na construção e verificação de hipóteses.

4. Funções cognitivas que podem ser trabalhadas:

Entrada: precisão e exatidão na coleta de características essenciais dos nomes dos números de um a dez e utilização de mais de uma fonte de informação.

Elaboração: percepção e definição clara do problema, diferenciação entre dados relevantes (características únicas, por exemplo) e irrelevantes; comportamento comparativo espontâneo para estabelecer semelhanças e diferenças significativas entre os nomes dos números; utilização do raciocínio hipotético-inferencial (se só existe um elemento na classe, então o nome desse número tem lugar determinado no diagrama, por exemplo); estabelecimento de estratégias para verificação de hipóteses; comportamentos planejado e somativo espontâneos.

Saída: precisão e exatidão na comunicação da resposta e controle da impulsividade.

5.Nível de complexidade: médio a elevado.
6.Nível de abstração: médio.
7.Nível de eficiência: médio.

4.2 Operações cognitivas.
4.2.1 O que se entende por operações cognitivas.

Feuerstein, Rand, Hoffman e Miller (1980, p. 106 e p. 107) e Feuerstein, Rafi Feuerstein e Falik (1998, p. 21) afirmam:
Uma operação pode ser compreendida como um conjunto internalizado, organizado, coordenado de ações em termos daquilo que elaboramos a partir da informação derivada de fontes externas e internas. Na análise dos atos mentais, é necessário definir a natureza precisa da operação envolvida. As operações podem variar do simples reconhecimento e da identificação de objetos até atividades mais complexas tais como classificação, seriação, multiplicação lógica, e outras. Além disso, as operações podem ser aplicadas a informações existentes ou podem requerer a geração de dados novos que não estão disponíveis no repertório existente da pessoa, como no caso do raciocínio silogístico, analógico ou inferencial. Ao definir a natureza de uma operação, é importante identificar os pré-requisitos necessários para seu desenvolvimento e aplicação. Ao projetar exercícios ou currículos que envolvem determinadas operações, a definição das operações deve ser realizada a fim de esboçar todos os componentes dos elementos de intervenção necessários para suas aquisições e/ou aplicações.

Rand (1994, p. 83), complementa:

As operações relacionam-se com os resultados comportamentais das funções cognitivas e de seus vários componentes. Não se limitam, portanto, a comportamentos diretamente observáveis, estando aí incluídas as operações mentais internalizadas - como um pensamento ou um processo de raciocínio mais elaborado e complexo - que não se manifestam, nem são comunicadas aos outros. Assim, operações são comportamentos interiorizados ou exteriorizados, maneiras de agir ou processos de atuação, por meio dos quais a pessoa elabora as configurações internas ou externas dos estímulos.

As operações cognitivas trabalhadas no PEI, como conseqüência do desenvolvimento das funções cognitivas são: identificação, comparação, análise, síntese, classificação, codificação, decodificação, relações virtuais, diferenciação, representação mental, transformação mental, raciocínio divergente, raciocínio hipotético-inferencial, seriação, multiplicação lógica, raciocínio transitivo, raciocínio analógico, raciocínio lógico e raciocínio silogístico. Repetindo, essa relação de operações cognitivas é resultado de adaptação de Martínez Beltrán (s/d, p. 10 à p. 12, p. 14 e, principalmente, p. 18).

As operações cognitivas, como já foi dito, podem ser relativamente simples (identificação e comparação) ou muito complexas (raciocínio transitivo e raciocínio silogístico). Além disso, algumas operações cognitivas podem ser consideradas pré-requisitos de outras: comparação é considerada pré-requisito de todas as demais. Algumas operações cognitivas podem incluir outras: raciocínio lógico inclui raciocínio hipotético inferencial, raciocínio transitivo e raciocínio silogístico, por exemplo.

4.2.2 Definição de cada uma das operações cognitivas, acompanhada de exemplos de situações-problema correspondentes5 (adaptado de Feuerstein, Falik e Feuerstein, 1998; Martínez Beltrán, s/d, p. 11 e p. 12; Cruz, Franceschini, Gonçalves e Pieroni Rodrigues, 1998; e, Tebar, 1998c, p. C-44 à p. C-63 e 2003, p. 108 à p. 112).

1. Identificação: é o processo pelo qual as pessoas conseguem reconhecer e dar nome a objetos, pessoas, eventos, abstrações,..., a partir da análise de suas características comuns e essenciais. O processo de generalização inicia quando a pessoa aprende a identificar objetos, eventos, pessoas,..., ou seja, quando ela projeta uma hipótese que descreve cada um desses elementos, independentemente de tamanho, forma, cor, massa ou posição.
O que se busca nesse processo é o conceito, ou seja, as características essenciais que estão presentes em todos os elementos que recebem um determinado nome. Um triângulo, por exemplo, é uma figura geométrica plana, com três lados e três ângulos (características essenciais). Assim, qualquer figura que apresente essas características - independentemente de seu tamanho, da medida de seus lados e ângulos e da posição que ocupa no espaço - será sempre um triângulo.

Uma situação-problema, inspirada em Smoke (1932) e Ross e Ross (1997), em três etapas, para melhorar o entendimento sobre a operação cognitiva identificação.
2. Comparação: é o processo pelo qual se relacionam fetos, objetos, pessoas,... para levantar suas semelhanças e diferenças, tendo como base seus atributos essenciais.

A comparação pode ser considerada uma abreviação mental de um processo de manipulação motora por meio do qual dois elementos são superpostos com a finalidade de encontrar pontos comuns e, em que e como diferem. Semelhanças e diferenças são então combinadas numa descrição que estabelece as relações entre os objetos. As relações estabelecidas são diretamente relevantes para as necessidades e fins que geraram inicialmente a atividade de comparação (Feuerstein e Hoffman, 2000c). É importante registrar, ainda, que medir significa comparar duas grandezas de mesma espécie com a finalidade de verificar quantas vezes uma delas, considerada como padrão, cabe dentro da outra. Toda medida é uma comparação, mas nem toda comparação é uma medida.

Uma situação-problema adaptada de Batllori (2006) para melhorar o entendimento sobre a operação cognitiva comparação.
3. Análise - é o processo pelo qual se consegue dividir um todo em elementos ou partes componentes e examinar relações existentes entre essas partes, a fim de compreendê-lo melhor. Essa operação é a operação inversa de outra operação cognitiva: a síntese.
Uma situação-problema para melhorar o entendimento da operação cognitiva análise.
4. Síntese: é o processo pelo qual se reúnem elementos e partes percebidos isoladamente em um todo ainda não especificado. Essa operação é a operação inversa de outra operação cognitiva: a análise.

Uma situação-problema para melhorar o entendimento sobre a operação cognitiva síntese (adaptado de Feuerstein e Hofíman, 2000e).
5. Classificação: é o processo pelo qual se agrupam objetos, fatos, pessoas,..., a partir de seus atributos comuns e essenciais e de acordo com um critério ou princípio.

Uma das características mais importantes do ser humano é impor ordem sobre a desorganização do universo que o cerca, por meio da relação que se estabelece entre objetos e ou eventos, formando sistemas significativos. Assim, diante dos estímulos do meio ambiente, as pessoas podem tentar ordená-los discriminando-os, ou seja, tratando-os de forma específica, sem construir generalizações, o que é pouco econômico, trabalhoso e nem sempre eficiente. As pessoas podem optar por uma outra forma de ordenação dos estímulos que as cercam, buscando organizá-los em classes a partir de suas características essenciais, o que - ao contrário - é mais econômico, menos trabalhoso e mais eficiente. Em lugar de dizer laranjas, tangerinas, limas e limões, pode-se usar o conceito superordenado frutas cítricas para descrever simultaneamente um conjunto de elementos diferentes entre si mas que apresentam características essenciais comuns (Feuerstein e Hoffman, 2000d).

Uma situação-problema para melhorar o entendimento sobre a operação cognitiva classificação.
6. Codificação: é o processo que consiste em traduzir idéias, pensamentos, emoções,..., em símbolos para poder comunicá-los devidamente. Essa operação é a operação inversa de outra operação cognitiva: a decodificação.

7. Decodificação: é o processo que consiste em traduzir símbolos em idéias, pensamentos, emoções,..., para poder compreendê-los devidamente. Essa operação é a operação inversa de outra operação cognitiva: a codificação.

Três situações-problema para melhorar o entendimento sobre as operações cognitivas codificação e decodificação, adaptadas, respectivamente, de Feuerstein e Hoffman (2002a), Fritzen (1973) e Wittich e Schuller (1968).
Observe e descreva a ilustração. Dobre na linha na linha tracejada e peça a seu colega do lado para desenhar figuras a partir da sua descrição.

2. Comparem os resultados alcançados por vocês. Levantem as razões das semelhanças e diferenças entre a ilustração inicial e a final. Justifiquem suas respostas._


Vou fazer um ditado de figuras que vocês deverão desenhar. Prestem muita atenção porque vamos seguir duas regras: em primeiro lugar, vou ditar uma única vez e, em segundo lugar, não vou permitir que vocês façam perguntas./Vocês vão desenhar cinco quadrados, de 2cm mais ou menos, formando um conjunto harmonioso, a partir das seguintes orientações./ Peguem uma das folhas de papel em branco que receberam e, na parte de baixo, bem no centro, tracem um quadrado como o quadrilátero existente no centro de nossa bandeira./ A partir do vértice superior, tracem a base de outro quadrilátero com as mesmas dimensões do quadrado anterior, isto é, de 2cm aproximadamente./ Tracem agora um terceiro quadrilátero, cujo vértice se apoie no centro da segunda figura, de modo que seja semelhante ao primeiro, porém ligeiramente deslocado para a direita./ Do lado superior da terceira figura, cuja linha segue da esquerda para a direita, tracem, um pouco acima do centro, uma linha para a esquerda nas mesmas dimensões anteriores, que servirá de base para o outro quadrilátero, muito semelhante à segunda figura e quase na mesma posição, um pouco para a esquerda./ Aproveitem a linha superior deste último quadrilátero e completem para a direita o que falta para a base da última figura que irão traçar. Completem para cima este último quadrilátero._


Leia atentamente a descrição abaixo apresentada do aardvark e depois, desenhe-o:
O corpo é atarracado, com o dorso arqueado; membros curtos e vigorosos, armado de garras fortes e rombudas; orelhas longas; cauda grossa na base que se afina gradativamente. A cabeça alongada se assenta sobre um pescoço curto e grosso. Na extremidade do focinho, existe um disco no qual se abrem as narinas. A boca é pequena e tubular; a língua, longa e extensível. De cor areia ou amarela, possui pêlo ralo que deixa aparecer a pele. Um exemplar grande deste animal pode medir aproximadamente dois metros._


8. Relações virtuais: é o processo que possibilita visualizar e estabelecer relações que existem potencialmente, mas não em realidade. Envolve também a interiorização de esquemas, modelos, princípios, por exemplo.
Uma tarefa de organização de pontos complexa e desafiadora para facilitar a compreensão da operação cognitiva relações virtuais.

Tarefa: Descobrir figuras escondidas em nuvens de pontos. Instruções:
1. Reproduza em cada um dos dezenove quadros abaixo duas, três ou quatro figuras das cinco figuras apresentados no quadro acima, conforme exemplo. É proibido repetir figuras e girar a página com freqüência.
2. Mantenha a forma e o tamanho de cada figura.
3. Ignore as mudanças de orientação e a sobreposição de figuras.
4. Utilize todos os pontos de cada quadro.
5. Não use o mesmo ponto para mais de uma figura.
6. Resolva os quadros na ordem indicada, de 1 a 19, sem “pular” nenhum deles.




9. Diferenciação: é o processo pelo qual se distinguem as partes relevantes e irrelevantes de um todo qualquer. Como já foi visto, Comparação é o processo pelo qual se relacionam fatos, objetos, pessoas,..., para levantar suas semelhanças e diferenças, tendo como base seus atributos essenciais. Aparentemente, Feuerstein deseja, nesse momento, valorizar a busca das diferenças relevantes para a solução de um problema qualquer.

Uma situação-problema (adaptada de Mello, 2003) para melhorar o entendimento sobre a operação cognitiva diferenciação.

1. Observe a ilustração seguinte com bastante atenção.
Você vê treze lápis, sendo que seis deles são pretos e sete são brancos.
Se você “recortar”, mentalmente, os retângulos A e B e, em seguida, inverter suas posições, ou seja, B à esquerda de A e ambos encostados em C, então você verá:

(A)          6 lápis pretos e 7 lápis brancos.
(B)           6 lápis pretos e 6 lápis brancos.
(C)           7 lápis pretos e 6 lápis brancos.
(D)          7 lápis pretos e 7 lápis brancos.
(E)           5 lápis pretos e 8 lápis brancos.

O que é comum a todos ao treze lápis? As pontas e as borrachas! O que é diferente? As cores e as posições! O que é diferente e relevante para a solução do problema? A borracha do segundo lápis e a ponta do décimo, bem no limite dos retângulos! Essa borracha e essa ponta poderão participar de mudança de cor de lápis!!



10. Representação mental', é o processo pelo qual se interiorizam as imagens de um objeto do conhecimento, por meio de suas características essenciais, seja ele concreto ou abstrato.

A respeito deste processo, Mager e Beach Jr. (1976, p. 54) declaram:

O segundo tipo de discriminação é ensinado dando ao aluno oportunidade de comparar itens isolados ou situações com a idéia que ele tem de como deveriam ser. É-lhe oferecida a oportunidade de se exercitar dizendo o que uma coisa é, ou não é, de modo coerente com sua idéia a respeito dela. Tal exercício desenvolve a exatidão de suas imagens mentais, bem como sua capacidade de fazer discriminações apropriadas.

Uma situação-problema, inspirada em Smoke (1932) e em Ross e Ross (1997), em cinco etapas, para melhorar o entendimento sobre a operação cognitiva representação mental.
11. Transformação mental: é o processo que possibilita modificar ou combinar características de um ou vários objetos do conhecimento para produzir representações de maior grau de abstração ou complexidade.

Uma situação-problema para melhorar o entendimento sobre a operação cognitiva transformação mental.

Essa situação-problema foi apresentada para ilustrar a operação cognitiva classificação (p. 65 do presente documento). Aqui também se classificam triângulos: a resposta, no entanto, é mais abstrata do que a que já foi apresentada. Um estudante que tenha aprendido a classificar objetos e representar essa classificação por um esquema e que, posteriormente, aprende a representar a classificação, desses mesmos objetos, num nível mais abstrato, como é o caso da tabela de dupla entrada, trabalha a operação cognitiva Transformação mental.

12. Raciocínio divergente: é o processo que permite estabelecer relações novas sobre o que já se conhece de modo a que levem a produtos novos, criativos, incomuns e inéditos.

Uma situação-problema adaptada de Beard (1976) para melhorar o entendimento sobre a operação cognitiva raciocínio divergente.
Observe a ilustração abaixo e diga qual é a letra que falta.



Existe mais de uma resposta na Língua Portuguesa. Descubra pelo menos duas.

13. Raciocínio hipotético-inferencial: é o processo que permite formular hipóteses, selecionar as mais viáveis e comprová-las com base na lógica e na previsão de fatos. Afirmações do tipo se ..., então ... estarão sempre envolvidas na etapa de comprovação.

Uma situação-problema (adaptada de Tahan, 1990) para melhorar o entendimento sobre a operação cognitiva raciocínio hipotético-inferencial.

Uma outra situação-problema (adaptada de Lauand, 1986) para melhorar o entendimento sobre a operação cognitiva raciocínio hipotético-inferencial.
Dois homens se casaram cada um com a mãe viúva do outro e cada casal teve um filho. Qual a relação de parentesco entre as crianças?

Assinale a alternativa que indica o parentesco entre os filhos dos dois casais.

(A)          Primos e irmãos.
(B)           Primos.
(C)           Sobrinhos e tios
(D)          Tios.
(E)           Sobrinhos._


Mais outra situação-problema para melhorar o entendimento da operação cognitiva raciocínio hipotético-inferencia.
Tarefa (Pappocom, 2006):
  
14. Seriação: é o processo que possibilita descobrir relações já existentes entre objetos e eventos, defini-las como princípios, testá-las mediante confrontação com novas informações e aplicá-la na elaboração e produção de séries, seqüências, ciclos e progressões.

Uma das características mais importantes do ser humano é impor ordem sobre a aparente desorganização do universo que o cerca, por meio de relações que se estabelecem entre objetos e ou eventos, formando sistemas significativos. Na natureza existem, no entanto, acontecimentos já organizados em seqüências e com ritmos já determinados, cabendo ao homem a leitura desses eventos antes de tentar organizá-los: dia e noite, dias da semana, fases da lua, estações do ano, por exemplo.





Na procura de relações que existem entre determinados situações, as pessoas descobrem as regras e as leis que estão por detrás de uma sucessão de fatos já existente. A partir da ordem e do ritmo das relações e seu desenvolvimento em sucessões, séries, ciclos, seqüências ou progressões, é possível construir o futuro tendo como base o passado. As pessoas não se sentem escravas ou dependentes do mágico ou da sorte quando se sentem capazes de utilizar as leis fundamentais de um fenômeno para antecipar o inevitável ou prever o provável.

As pessoas que apreendem de forma episódica as informações do meio que as cercam, estabelecem e projetam relações virtuais com dificuldades e usam, de forma inadequada, os conceitos espaciais e temporais, terão dificuldades para ler e interpretar o mundo, ou seja, não perceberão claramente as relações nem deduzirão as regras que estão por detrás de seqüências que surgem em suas vidas. Com certa freqüência, essas pessoas confundirão a relação de causa e efeito com coincidência.

Uma situação-problema para melhorar o entendimento sobre a operação cognitiva seriação.
15. Multiplicação lógica: é o processo que permite estabelecer quais são os elementos comuns de duas classes. A determinação da intersecção (multiplicação lógica simples) entre classes ou a organização de classes em tabelas de dupla entrada {multiplicação lógica biunívoca) são exemplos da busca do que é comum em diferentes níveis de complexidade.

Uma situação-problema para melhorar o entendimento sobre a operação cognitiva multiplicação lógica.


Três conjuntos foram assim definidos:

A: Aves.
B: Animais perigosos.
C: Animais de rapina.
Observe a representação desses três conjuntos com a utilização do diagrama de Venn:







Leia as premissas, complete a conclusão e hachure subconjuntos:

1. Todos os animais de rapina (C) são perigosos (B). Hachure o que há de comum entre os dois conjuntos.

2. Algumas aves (A) são de rapina (C). Hachure o que há de comum entre os dois conjuntos.

Conclusão: Algumas_________( ) são_________( ). Hachure o que há de comum entre os dois conjuntos.


Mais outra situação-problema para melhorar o entendimento da operação cognitiva multiplicação lógica.
A meteorologia previu chuva e frio para hoje. Ela errou! Como estará o tempo lá fora?

Existe mais de uma alternativa correta. Assinale todas elas:

(A)          Muito sol.
(B)           Faz calor.
(C)           Faz frio.
(D)          Chove e faz frio.
(E)           Não chove; não é verdade que faz frio; e, nem chove e nem faz frio ao mesmo tempo.


16. Raciocínio transitivo: é o processo que consiste em ordenar, comparar e descrever relações já existentes de modo que se chegue a uma nova relação por dedução ou inferência.

Aprende-se a fazer deduções e a tirar conclusões sobre as relações, por meio da transferência da relação que existe entre dois pares de elementos de um conjunto ordenado para um terceiro par, sobre o qual não foi dada nenhuma relação. O raciocínio dedutivo envolve o uso de um princípio e sua aplicação a várias situações.

Há uma diferença entre relações transitivas e relações silogísticas que merece ser destacada: em relações transitivas, a atenção deve se voltar para as diferenças entre os elementos de um conjunto ordenado; enquanto que, em relações silogísticas as semelhanças e características comuns entre conjuntos e subconjuntos é que são relevantes.

Afirmações do tipo se A é maior do que B e se B é maior do que C, então A é maior do que C, estarão sempre envolvidas na justificativa dos resultados.

Uma situação-problema (adaptada de Martínez Beltrán, 1995) para melhorar o entendimento sobre a operação cognitiva raciocínio transitivo.

Passaram este ano, pelo caminho de Santiago, seis peregrinos muito especiais. Temos um desenho deles mas não conhecemos seus respectivos nomes. Leia as informações abaixo apresentadas:

Os peregrinos Paulo, José e Pedro são maiores do que seus companheiros. O bastão de Antônio é maior do que os bastões de Paulo e de Pedro. O bastão de Paulo e de João são do mesmo tamanho. Os bastões de Paulo e de Mário são menores que seus donos.


Responda à pergunta: Qual é o nome de cada um dos peregrinos?_



17. Raciocínio analógico: é o processo que possibilita, a partir da comparação de três termos de uma proposição, chegar a um quarto, tendo como base as relações que podemos descobrir entre eles. Afirmações do tipo A está para B, assim como C está para D ou A : B :: C : D, estarão sempre envolvidas no momento da justificativa das respostas.

Duas situações-problema para melhorar o entendimento sobre a operação cognitiva raciocínio analógico (a segunda foi adaptado de Markus, 2006).
1.Complete as proposições abaixo:

1:2:: 15:...............
A água está para o rio, assim como a areia está para o...............
Cem está para vinte e cinco, assim como quatro está para..............
A esperança está para o verde, assim como a felicidade está para o


18. Raciocínio lógico: é o processo que permite aplicar os princípios de lógica na resolução de problemas: analogias, deduções, generalizações, induções, relacionamentos de causa e efeito, levantamento e comprovação de hipóteses, formulação de conclusões a partir de premissas,...

Uma situação-problema (adaptada de Gardner, 1967) para melhorar o entendimento sobre a operação cognitiva raciocínio lógico.

Uma joalheria recebeu três caixas com pérolas: brancas, pretas e mistas(brancas e pretas, em igual quantidade). No momento da embalagem do material, no entanto, foram trocadas as etiquetas. Em conseqüência, o que indica a etiqueta não corresponde ao real conteúdo da caixa. É possível identificar o conteúdo de cada caixa, abrindo apenas um fiirinho e retirando uma única pérola de uma das caixas?


19. Raciocínio silogístico: é um processo dedutivo que possibilita, a partir de duas premissas, estabelecer uma conclusão de acordo com leis que regem as relações entre essas três proposições.

Silogismos categóricos (ou simplesmente silogismos) são argumentos formados com enunciados categóricos. Todos os silogismos têm duas premissas e uma conclusão. Embora cada enunciado categórico tenha dois termos, um termo sujeito e um termo predicado, o silogismo só possui três termos distintos. Um desses termos ocorre uma única vez em cada premissa; é o chamado termo médio. Cada um dos dois termos restantes ocorre uma só vez na conclusão e uma vez numa única premissa: esses termos são chamados termos extremos.

O seguinte argumento, formado com três enunciados categóricos, é um silogismo:

1º premissa: Todos os cães são mamíferos
2º premissa: Todos os mamíferos são animais
Conclusão: Todos os cães são animais

Há uma diferença entre relações transitivas e relações silogísticas que merece ser destacada: em relações transitivas, a atenção deve se voltar para as diferenças entre os elementos de um conjunto ordenado; enquanto que, em relações silogísticas as semelhanças e características comuns entre conjuntos e subconjuntos é que são relevantes.

Uma situação-problema adaptada de Machado (2000) e de Machado e Cunha (2004) para melhorar o entendimento sobre a operação cognitiva raciocínio silogístico.

Um estudioso de silogismos afirmou que: Todos os afaneus são zaragós e que Todos os zaragós são chumpitazes.
Do que foi dito, é possível concluir logicamente que:

(A)          Alguns chumpitazes são afaneus.
(B)           Alguns afaneus são chumpitazes.
(C)           Nenhum afaneu é chumpitaz.
(D)          Todos os afaneus são chumpitazes.
(E)           Todos os chumpitazes são afaneus._

4.2.3 Relações entre operações cognitivas.

As operações cognitivas podem ser relativamente simples (identificação e comparação) ou muito complexas (raciocínio analógico e raciocínio transitivo). É importante registrar que as operações cognitivas mais simples podem ser consideradas pré-requisitos das operações mais complexas. Comparação, por exemplo é considerada pré-requisito de todas as outras operações cognitivas.
Um contato direto, não-mediado, entre uma pessoa e uma tarefa de silogismo pode ser representado, esquematicamente, adaptado de Demaldé (1998), para facilitar a compreensão do processo, com ênfase nas relações entre as operações cognitivas.





4.3 Funções cognitivas.
4.3.1 O que se entende por íimções cognitivas.

Rand, (1994, p. 78), assim define funções cognitivas:

Funções cognitivas são fundamentalmente estruturas mentais e psicológicas. Embora o termo estrutura tenha geralmente uma conotação estática, a estrutura cognitiva - em oposição à estrutura física - inclui aspectos dinâmicos importantes. Assim, funções cognitivas são estruturas psicológicas interiorizadas, que incluem um conjunto de componentes interdependentes, os quais se expressam por meio de um determinado padrão de comportamento.

Para Rand (1994, p. 79 à p. 81), cada função cognitiva possui três componentes básicos: capacidade, necessidade e orientação. Ele define, cada um desses componentes, da seguinte maneira:

Capacidade é uma habilidade característica, inata ou adquirida de uma pessoa, que faz com que ela se saia bem numa determinada tarefa ou realize uma ação num certo nível de complexidade.

Necessidade é um sistema psicológico que é ligado à função. Ela faz com que a pessoa aja de forma específica sobre o ambiente interno e externo. A intensidade e força da necessidade são determinantes importantes da persistência com que a pessoa ativa uma função específica.

Orientação é o componente direcional da função cognitiva. Ela determina a escolha que a pessoa faz do conteúdo, bem como do contexto para o qual se dirigem os esforços de resolução de problema. Ela determina também o método e a estratégia de abordagem a ser aplicada a uma determinada situação ou um determinado conjunto de estímulos.

Rand sugere ainda que existe uma relação interativa entre os três componentes da função cognitiva. “Quando esses três componentes estão presentes, a função cognitiva - considerada uma atividade mental interiorizada - manifesta-se externamente em uma operação mental que, em seguida, emerge como comportamento perceptível”.

Sendo Capacidade = C, Necessidade = N e Orientação = O, teremos, graficamente:
C n N n O = fiinçâo cognitiva eficiente; qualquer outro subconjunto = função cognitiva deficiente.

A intersecção entre os três conjuntos (subconjunto 7) define o que é fiinção cognitiva eficiente; qualquer outro subconjunto define fiinção cognitiva deficiente (subconjuntos 1, 2, 3, 4, 5 e 6). Essa representação dá uma idéia da importância do trabalho do mediador humano. Para cada função cognitiva deficiente ele tem seis possibilidades diferentes de intervenção.
Funções cognitivas são as condições para que as capacidades das pessoas se manifestem. Na verdade, constituem pré-requisitos das operações cognitivas. Ao promover no mediado uma determinada fiinção cognitiva, o mediador deve preocupar-se em desenvolver a capacidade e ou a necessidade e ou a orientação.

É importante ressaltar que as pessoas apresentam deficiências nas funções cognitivas por falta ou insuficiência de Experiência de Aprendizagem Mediada. Essas funções cognitivas deficientes impedem que a pessoa manifeste todo o seu potencial interno, sendo necessário portanto corrigi-las. Essa correção é uma condição sine qua non para que a pessoa se modifique e aperfeiçoe sua capacidade de adaptação.

As funções cognitivas podem ser divididas em três grandes grupos, correspondendo cada um a um dos três níveis do ato mental: coleta de informações (ou entrada); processamento de informações (ou elaboração); e, comunicação de respostas (ou saída). Isso significa que o funcionamento cognitivo de uma pessoa pode ser afetado em três momentos: ao receber informações, ao processá-las e ao passá-las adiante.

4.3.2 Definição de cada uma das funções cognitivas eficientes e deficientes, acompanhada de exemplos de situações-problema correspondentes.

Anteriormente, na página 52 deste documento, foram apresentados os nomes das funções cognitivas eficientes. A seguir, serão apresentadas as definições dessas funções cognitivas, que são pré-requisitos das operações cognitivas, e a descrição das funções cognitivas deficientes, que impedem a pessoa de externar todo o seu potencial interno (Feuerstein, Rand, Hoffman e Miller; 1980, p. 71 àp. 103; Feuerstein, Falik e Feuerstein, 1998; Feuerstein, 1998c; Martínez Beltrán, s/d., p. 13, p. 14 e p. 18); Cruz, Franceschini, Gonçalves e Pieroni Rodrigues, 1998; Sasson, 1999a; Mentis, Skuy, Arnott, Dunn, Durbach e Mentis, 1997, p. 98 à p, 178; e, Tebar, 1998c, p. C-44 à p. C-63 e 2003, p. 108 à p. 112).

Rand (1994, p. 89) propõe que as funções cognitivas eficientes e deficientes não sejam definidas a partir de apenas um de seus componentes. Essa informação relevante será utilizada para definir funções cognitivas utilizando seus três elementos: capacidade, necessidade e orientação7. A ilustração abaixo, semelhante à figura apresentada na página anterior, é mais simples e representa, de forma simbólica, como serão definidas as funções cognitivas eficientes e deficientes.



CnNnO: função cognitiva eficiente eC e ouN e ou O: funções cognitivas deficientes.

4.3.2.1  Funções cognitivas de entrada.

1. Percepção clara e precisa.

Função cognitiva eficiente: Discriminação objetiva dos dados de problemas e situações para atender necessidade de levantar detalhes, diante de tarefas que exigem tal habilidade e predisposição.

Função cognitiva deficiente: Percepção nebulosa, confusa e superficial e ou ausência da necessidade de levantar detalhes diante de tarefes e ou não reconhecimento da situação como própria para a aplicação da capacidade envolvida.
Informações complementares (exemplos de tarefas e ou comentários):
Nos modelos da primeira série de exercícios (tarefa 1) da página 1 do instrumento Organização de pontos (Feuerstein e Hofíman, 2000) são poucos aqueles que percebem que o triângulo é retângulo e isósceles e corresponde a metade do quadrado.

A percepção desses detalhes durante a utilização de uma fiinção cognitiva de entrada poderá prejudicar a elaboração das informações e posterior apresentação de resultados.

2. Comportamento exploratório sistemático.

Função cognitiva eficiente: Coleta planejada e ordenada de dados de tarefas para atender necessidade de busca de informações diante de tarefes complexas, que exigem essa capacidade e essa determinação.

Função cognitiva deficiente: Comportamento exploratório não-planejado, impulsivo e assistemático e ou ausência da necessidade de busca sistemática de objetos e ou não-percepção da complexidade da tarefa, o que justificaria o direcionamento da capacidade típica dessa função, quando eficiente.

Informações complementares (exemplos de tarefas e ou comentários): Primeiro exemplo:
 O exercício localizado na linha dois, coluna três da página 2 do instrumento Organização de pontos (Feuerstein, 2000) é uma tarefa complexa. As novidades dessa página são: não oferece pistas e há aumento da complexidade. As figuras não mais “saltam aos olhos”. É necessário buscá-las, sistematicamente, na nuvem de pontos. Assim, por exemplo, busca sistemática do quadrado: comparar a distância do ponto a até b com a medida do lado do quadrado: é menor; comparar a distância do ponto a até c com a medida do lado do quadrado: é maior;...; comparar a distância do ponto b até d com o tamanho do lado do quadrado: é igual! Os pontos f e h completam o quadrado!!

Segundo exemplo: o jogo dos sete erros é uma tarefa que exige da pessoa a busca sistemática de informações. A busca aleatória de dados interfere na solução da situação-problema, além de gerar retrabalho. As pessoas utilizam, geralmente, duas estratégias básicas de identificação dos erros: a varredura, da esquerda para a direita e de cima para baixo e a comparação de partes específicas das ilustrações (folhas com folhas, árvore com árvore, rosto com rosto,...).

A divisão, mental, das ilustrações por meio de mediatrizes e ou diagonais e ou círculos concêntricos seguida da comparação de pares correspondentes dessas partes, pode ser mediada junto às pessoas.
3. Utilização de vocábulos e conceitos adequados.

Função cognitiva eficiente: Levantamento, por opção própria, dos significados exatos das palavras, em qualquer tarefe que utilize a modalidade verbal e que envolva muitos conceitos.

Função cognitiva deficiente: Falta ou insuficiência de instrumentos verbais e conceitos para recepção da informação, afetando dessa forma a discriminação múltipla, bem como a identificação de objetos, acontecimentos e relações com seu respectivo nome e ou ausência de disposição para buscar significados e ou não-percepção das exigências da tarefa.

Informações complementares (exemplos de tarefas e ou comentários):

Tarefa (adaptada de Feuerstein, Rand, Hoflman e Miller, 1980, p. 196): Uma pessoa resolveu comemorar em sua casa, com um jantar, uma data festiva com seus familiares envolvendo: 2 avôs, 2 avós, 3 pais, 3 mães, 3 maridos, 3 mulheres, 1 genro, 1 nora, 2 sogros, 2 sogras, 5 filhos, 3 filhas e 2 netos. Essa pessoa possuía apenas 8 cadeiras que eram, no entanto, suficientes para acomodar todos ao redor da mesa. A festa foi um sucesso! Como isso foi possível?

O desconhecimento dos conceitos e das relações entre eles é pré-requisito para a solução desse problema: O que é avô? O que meu avô paterno é do meu pai? Todos os homens são filhos? Todos os filhos são pais? ...

4. Orientação espacial.

Função cognitiva eficiente: Localização de si mesmo no espaço, bem como de todas os objetos e pessoas que estão ao redor, por necessidade própria, acompanhada da representação mental de todas essas relações, diante de tarefes que exigem essa capacidade e essa determinação.

Função cognitiva deficiente: Falta ou insuficiência de orientação espacial, o que engloba também a falta de sistemas estáveis de referência e implica em uma desorganização espacial em nível topológico, projetivo e euclidiano e ou ausência da necessidade de se estabelecer relações e ou não-percepção da exigência da tarefe.

Informações complementares (exemplos de tarefas e ou comentários):

O exercício 3 da página 2 do instrumento Orientação espacial I (Feuerstein e Hoffman, 2000b) pretende que o estudante escreva nos retângulos as relações existentes entre o menino e quatro objetos. As relações entre o menino e os quatro objetos são inversas às relações percebidas pela pessoa, ou seja, por exemplo, a casa está na frente de quem resolve o exercício e, no entanto, está atrás do menino. É necessário colocar-se, mentalmente, no lugar do menino para entender seu ponto de vista. Seria possível, neste caso, a casa estar localizada atrás do menino e o banco ficar à sua esquerda?


5.Orientação temporal.

Função cognitiva eficiente: Localização de si mesmo no tempo (presente, passado e futuro), bem como de outras coisas e pessoas, por necessidade própria; representação mental de todas essas relações, diante de tarefes que exigem essa capacidade e essa determinação.

Função cognitiva deficiente: Falta ou insuficiência de orientação temporal, carência de conceitos temporais e ou ausência da necessidade de orientar-se no tempo e ou não-percepção da oportunidade de demonstrar essa capacidade.

Informações complementares (exemplos de tarefes e comentários):

Na página de capa do instrumento Organização de pontos (Feuerstein e Hoffman, 2000a), dois aspectos do PEI são abordados pelo mediador, por meio de perguntas, focando a importância de pensar antes de fazer: o emblema e o lema do PEI.
Vejam o menino que está representado no canto superior direito: O que ele está fazendo? Pensando? Por que vocês acreditam que ele está pensando? Pela maneira como segura o lápis? Pelo que está escrito na parte inferior da página? Ele está tentando resolver um problema difícil? Em que pensamos quando tentamos resolver um problema? O menino etíope pensando é o emblema do PEI e aparece em todas as páginas de capa dos instrumentos do PEI.

Leiam a frase que está na parte inferior da página: Um momento... deixe-me pensar! O que significa a primeira parte da frase Um momento ... ? Qual o significado da palavra momento? O que significam esses três pontos? Uma pausa? De quantos minutos? De quantas horas? De quantos dias? Qual é o significado da frase como um todo? Que devo pensar antes de fezer alguma coisa? Durante quanto tempo? O tempo necessário (indefinido)? A frase Um momento ... deixe-me pensar! foi escolhida como o lema, o slogan do PEI. O lema do PEI aparece em todas as páginas de capa dos instrumentos do PEI.

Mesmo assim, se o mediador pedir que os estudantes realizem a primeira tarefe da página 1 desse instrumento, apresentada imediatamente depois da página de capa, sem solicitar que eles realizem um plano, ou seja, que pensem antes de fazer, eles realizarão as duas primeiras linhas dessa tarefe, de forma impulsiva. Essa função cognitiva é pré-requisitido da atividade planejamento.

Vale a pena destacar alguns exemplos de tarefas ou situações onde essa fiinção cognitiva pode ser trabalhada.

1.A antevéspera do dia de seu aniversário corresponde a que dia? Questão simples e de fácil resposta: se a pessoa nasceu no dia 19, então o dia 17 corresponde a antevéspera de seu aniversário! E se diante dessa pergunta a pessoa respondesse: — Depende, feltam informações. Em quais dias e em qual mês essa pessoa poderá ter nascido?

2.Imagine que seu relógio perdeu o ponteiro dos minutos. Observe a ilustração abaixo, que representa uma parte do relógio, e responda quantas horas e quantos minutos estão aproximadamente indicados?



(A): 3h 45min (B): 3h 15min (C): 3h 20min (D): 3h 30min (E): 3h 25min

3.Hoje é sábado. Depois de depois de amanhã será que dia?

6. Conservação, constância e permanência do objeto.

Função cognitiva eficiente: Representação mental correta dos objetos; conservação de seus traços distintivos essenciais, independentemente de mudanças em sua apresentação, a partir de necessidades próprias; e, em função de características da tarefe.

Função cognitiva deficiente: Falta ou percepção insuficiente do que permanece constante (ou seja, tamanho, forma, quantidade, orientação) em relação aos objetos percebidos, mesmo quando ocorrem variações de seus atributos não-essenciais 
e ou ausência da necessidade de perceber a manutenção de determinadas qualidades do objeto e ou não-percepção das exigências da tarefa.

Informações complementares (exemplos de tarefes e comentários):



No exercício apresentado na linha dois, coluna três da página 2 do instrumento Organização de pontos (Feuerstein e Hoffman, 2000a), algumas pessoas poderão declarar, como dificuldade encontrada, no momento da coleta de informações, a identificação de um “losango” e não de um quadrado! Isso pode significar que a conservação da forma do quadrado não foi realizada.


7. Precisão e exatidão na coleta de informações.

Função cognitiva eficiente: Opção por selecionar, de forma cuidadosa, informações relevantes, detalhadas e verdadeiras, diante de tarefes que exijam essa capacidade e essa determinação.

Função cognitiva deficiente: Falta ou não percepção da necessidade de precisão e exatidão na coleta de informações e ou não seleção de informações relevantes, detalhadas e verdadeira e ou não-percepção da oportunidade de demonstrar essa competência e essa necessidade.

Informações complementares (exemplos de tarefas e comentários):


No exercício da linha quatro, coluna dois da segunda tarefa da página 1 de Organização de pontos (Feuerstein e Hofftnan, 2000a), a percepção dos dois triângulos, em função da sobreposição das figuras, deverá exigir seleção detalhada (lados iguais e ângulo reto) e verdadeira dos pontos que os compõem.

Outro exemplo:

O exercício da linha dois, coluna dois da página 2 do instrumento Organização de pontos (Feuerstein e Hoffman, 2000a) representa um desafio: a complexidade é maior a partir da superposição das três figuras do modelo. A primeira figura a ser localizada é o quadrado, já que os triângulos correspondem a metade dessa figura. Aparentemente, há duas possibilidades de seleção de pontos que formam o quadrado!

8. Utilização de mais de uma fonte de informação.

Função cognitiva eficiente: Trabalho simultâneo com números, figuras, esquemas, textos, formas, por exemplo. Necessidade de utilização de organizadores em tarefes com muitas informações que exijam esse tipo de capacidade.

Função cognitiva deficiente: Falta ou insuficiência da capacidade de considerar simultaneamente duas ou mais fontes de informação, o que se reflete no tratamento truncado dos dados, sem perceber neles uma unidade de fatos organizados e ou ausência da necessidade de organização das informações em tarefas que exijam a demonstração dessa capacidade e dessa necessidade.

Informações complementares (exemplos de tarefes e comentários):

Tarefa já selecionada anteriormente (adaptada de Feuerstein, Rand, Hoffman e Miller, 1980):

Uma pessoa resolveu comemorar em sua casa, com um jantar, uma data festiva com seus familiares envolvendo (no mínimo): 2 avôs, 2 avós, 3 pais, 3 mães, 3 maridos, 3 mulheres, 1 genro, 1 nora, 2 sogros, 2 sogras, 5 filhos, 3 filhas e 2 netos. Essa pessoa possuía apenas 8 cadeiras que eram, no entanto, suficientes para acomodar todos ao redor da mesa. A festa foi um sucesso! Como isso foi possível?

Essa tarefa, já apresentada na p. 81 deste texto, envolve, além do domínio de conceitos e de relações, muitas informações que devem ser tratadas simultaneamente. Essas informações precisam ser organizadas para que se possa lidar com elas. Esquemas que indiquem relações familiares entre pessoas nomeadas, poderá ajudar. Assim, por exemplo:

Ultrapassada a questão de como trabalhar com tantas informações, ao mesmo tempo, pode-se dedicar atenção à solução da questão.



4.3.2.2  Funções cognitivas de elaboração.

9. Percepção e definição clara do problema.

Função cognitiva eficiente: Compreensão exata da tarefa a ser realizada, ou seja, o que se deve fazer, que informações são dadas e o que é solicitado, por vontade própria para atender exigência da tarefe.

Função cognitiva deficiente: Dificuldade de vivenciar um problema real, tomando-se pois incapaz de defini-lo e ou ausência da necessidade de definir claramente qual é a tarefe a ser realizada e ou não-percepção da exigência da tarefa.
Informações complementares (exemplos de tarefas e comentários):

Vergara (2001, p. 96) propõe o seguinte problema a seus leitores:

Dizem - não há prova disso - que o próprio Einstein bolou o enigma abaixo, em 1918, e que pouca gente, além dele, conseguiria resolvê-lo. Então, esta é a sua chance de se comparar à genialidade do mestre. Queime a mufa!

Numa rua há cinco casas de cinco cores diferentes e em cada uma mora uma pessoa de uma nacionalidade. Cada morador tem sua bebida, seu tipo de fruta e seu animal de estimação. A questão é: quem é que tem um peixe?

Siga as dicas abaixo:

1)Sabe-se que o inglês vive na casa vermelha; o suíço tem cachorros; e o dinamarquês bebe chá.
2)A casa verde fica à esquerda da casa branca; quem come goiaba cria pássaros; e o dono da casa amarela prefere laranja.
3)O dono da casa verde bebe café; o da casa do centro bebe leite; e o norueguês vive na primeira casa.
4)O homem que gosta de abacate vive ao lado do que tem gatos; o que cria cavalos vive ao lado do que come laranja; e o que adora abacaxi bebe cerveja.
5)O alemão só compra maçã; o norueguês vive ao lado da casa azul; e quem traz abacate da feira é vizinho de quem bebe água.

Definição do problema realizada por uma estudante da 3a série do Ensino Médio:

1.São cinco casas com cinco características diferentes: cor, nacionalidade, bebida, fruta e animal de estimação.
2.Estão envolvidas nessa tarefa 25 informações, ou seja, cinco casas multiplicadas por cinco diferentes características.
3.A tarefa é descobrir quem é que tem um peixe.
4.São dadas quinze dicas que darão suporte para a descoberta das 25 informações envolvidas.
5.As dicas envolvem termos ligados a orientação espacial como por exemplo: centro, ao lado, vizinho.
6.As cinco casas estão uma ao lado da outra e eu estou olhando-as, do outro lado da rua.
7.Nenhuma dica faz referência ao peixe, o que sugere que para descobrir quem é que tem o peixe será necessário descobrir 24 das 25 informações envolvidas pela situação-problema.

10. Diferenciação entre dados relevantes e irrelevantes.

Função cognitiva eficiente: Classificação de informações segundo sua importância para a resolução de um problema novo ou modificado, por iniciativa própria e em razão da exigência da tarefa.

Função cognitiva deficiente: Incapacidade de separar as informações relevantes das irrelevantes, com vistas à definição do problema e ou feita da necessidade de identificar informações relevantes e ou não aplicação dessa capacidade numa situação que a exige.

Informações complementares (exemplos de tarefas e comentários):

Moysés (2000: p. 136 e p. 137) assim descreve sua interação com Renata diante da apresentação, pela primeira vez, de um problema de enredo:

Em agosto, começa uma nova fase do processo de ensino/aprendizagem. Pela primeira vez são passados os chamados ‘problemas de enredo’. Eles vão levar Renata para um outro nível de desenvolvimento. Observo-a. Ela está trabalhando com Marcelo, seu companheiro de carteira. Sempre disposta a fazer as tarefas, já a havia concluído quando me aproximei dela. Eis o problema:

Eu comprei 250m de arame para cercar o lote 17 que tem a forma de um quadrado e tem 12m de lado.
a)Com quantas voltas de arame eu posso cercar o lote 17?
b)Quantos metros vão sobrar?

Vejo, no caderno de Renata, as operações realizadas. A primeira delas é8:
250 -17= 243

8. É importante registrar que 250 - 17 = 233. Nada é dito sobre isso no texto.

Peço-lhe que explique como fez. Passa a ler o problema em voz alta. Parece não se dar conta do significado do ‘lote 17’.

Mantenho com ela o seguinte diálogo:

—            Por que você diminuiu 17 de 250?
—            Porque tem esses números lá no problema.
—            Mas o que ele quer dizer?
—            Que é o lote 17.
—            Qual é o número de sua casa?
—            É48.
—            Tem alguma coisa a ver o número de sua casa com o tamanho dela?
—            Nâo. Acho que não.
—            Essa sala tem um número na porta. Esse número tem alguma coisa a ver com o tamanho dessa sala?
—            Não tem não. Ah! Já sei.

Dizendo isso se apressa em apagar aquela conta. Tenta fazer sozinha, mas não consegue. Passo, então, a encaminhar perguntas que a levam a resolver o problema corretamente.

O problema do lote 17 tem quatro informações, sendo que uma delas nâo é relevante para sua solução. Além disso, apresenta duas perguntas a serem respondidas. É possível que Renata nem tenha lido todo o problema, uma vez que, realizou a operação subtração com os dois primeiros dados, na ordem em que eles aparecem.

11. Comportamento comparativo.

Função cognitiva eficiente: Levantamento de semelhanças e diferenças entre objetos, acontecimentos e pessoas por necessidade própria, em qualquer situação.

Função cognitiva deficiente: Falta de um comportamento comparativo por livre iniciativa e ou limitação desse tipo de comportamento a uma área restrita de necessidades e ou não percepção da oportunidade de utilização dessa capacidade.

Informações complementares (exemplos de tarefas e comentários):

O jogo dos sete erros é um exemplo típico de tarefa que exige essa função cognitiva: buscar sete diferenças num contexto de semelhanças.


12. Ampliação do campo mental.

Função cognitiva eficiente: Estabelecimento de relações entre aprendizagens passadas, atuais e futuras, por necessidade própria, em toda oportunidade que envolva aprendizagens novas.

Função cognitiva deficiente: Limitação do campo mental, ou seja, não estabelecimento de relações entre novas aprendizagens e aprendizagens passadas ou futuras e ou ausência da necessidade de estabelecer tais relações e ou não reconhecimento da importância dessa capacidade e dessa necessidade.

Informações complementares (exemplos de tarefas e comentários):

Numa primeira momento, o mediador apresenta um problema que envolve a classificação de triângulos e obtém de seus alunos uma determinada resposta.

1.Classifique os triângulos abaixo quanto aos lados e quanto aos ângulos, usando o organizador esquema de classificação.
Em outra oportunidade, o mediador apresenta o mesmo problema ou outro problema diferente que envolve a classificação de triângulos e consegue de seus alunos uma resposta diferente daquela obtida inicialmente.

2.Classifique os triângulos abaixo quanto aos lados e quanto aos ângulos, usando o organizador tabela de dupla entrada.
O mediador, por meio de perguntas, estabelece a ligação entre a aprendizagem anterior e a nova aprendizagem e remete o mediado para considerações sobre futuras aplicações: Comparem a tarefa que vocês resolveram hoje com aquela resolvida na aula passada. Quais as semelhanças? E as diferenças? O que vocês aprenderam hoje? Mais uma ferramenta de classificação? Qual é o nome dessa ferramenta, desse organizador? Qual ferramenta ocupa mais espaço? No futuro, diante de uma tarefa semelhante a essa que vocês resolveram, qual organizador vocês utilizariam? Depende? Depende do quê?

13. Percepção global da realidade.

Função cognitiva eficiente: Apreensão, por opção própria, dos dados de forma não-episódica, ou seja, buscando relacioná-los com outras informações dentro do contexto em que ocorrem, diante de qualquer tarefa.

Função cognitiva deficiente: Percepção episódica da realidade e ou falta da necessidade de análise do todo antes de buscar detalhes e ou não compreensão do significado dessa capacidade e dessa disposição..
Informações complementares (exemplos de tarefas e comentários):

Tarefe (adaptada de Feuerstein, 2000):

1.Observe com muita atenção a figura abaixo representada:
2. No espaço abaixo, faça uma cópia da figura usando caneta de quatro cores. Quando o mediador pedir, troque de cor na seguinte ordem: preta, azul, verde, vermelha, preta, azul,...

O ponto de partida da cópia dessa figura complexa indica se a pessoa percebeu a figura como um todo antes de buscar detalhes ou se realizou a atividade sem nenhum tipo de organização. Em outras palavras, traçar o retângulo, suas diagonais e suas mediatrizes, nessa ordem, antes do traçado dos detalhes indica tratamento não episódico das informações enquanto que iniciar a cópia pelo triângulo equilátero da parte superior da figura sugere percepção episódica da realidade.

14.Utilização do raciocínio lógico.

Função cognitiva eficiente: Aplicação da lógica na solução de problemas: analogias, generalizações, relações de causa e efeito, raciocínio silogístico, indução, dedução, por exemplo, acompanhada de justificativas, por necessidade própria e diante de tarefes que exijam essa capacidade e essa necessidade.

Função cognitiva deficiente: Utilização limitada de ferramentas lógicas na solução de problemas e ou falta ou insuficiência da necessidade de evidência lógica e ou não-percepção da exigência da tarefa.
Informações complementares (exemplos de tarefes e comentários):

Raciocínio lógico envolve a utilização de diversas ferramenta. As tarefas selecionadas e apresentadas a seguir envolvem a indução (criação de classes) e a dedução (aplicação de princípios).

Tarefa 1. Agrupe as seguintes palavras em classes: azeite, vaca, banana, caderno, cachorro, caneta, sal, lápis, tigre, livro, laranja, rato, pêra, pimenta, uva, vinagre. Justifique sua resposta.

Tarefa 2. Para cada conjunto, nomeado a seguir, escreva quatro de seus elementos. Justifique sua resposta.

Família:
Frutas cítricas:
Utensílios de cozinha:


15. Interiorização do próprio comportamento.

Função cognitiva eficiente: Conscientização do próprio funcionamento intelectual, ou seja, dos processos, raciocínios e estratégias de resolução dos problemas acompanhado da capacidade de explicá-los oralmente.

Função cognitiva deficiente: Falta ou limitação de interiorização do seu próprio comportamento e ou ausência da necessidade de apresentar evidência lógica e ou não-percepção desse tipo de exigência da tarefe.
Informações complementares (exemplos de tarefes e comentários):

Após a resolução dos exercícios de qualquer página, de qualquer instrumento do PEI, o mediador solicita que os mediados compartilhem suas respostas e apresentem as evidências lógicas que as justifiquem. O mediador freqüentemente fica insatisfeito quando os mediados não justificam devidamente suas respostas, sejam elas corretas, incorretas ou parcialmente corretas. Nesse caso, perguntas deverão ser feitas para estimular os mediados a apresentar os argumentos lógicos que embasam suas soluções. No caso de respostas incorretas, espera-se que os mediados, ao apresentar o raciocínio utilizado, percebam os erros cometidos e consigam corrigi-los espontaneamente. Assim, ele deve dirigir aos mediados perguntas semelhantes às apresentadas abaixo (adaptado de Feuerstein, 1998a).

Considero essa resposta muito boa. Mas, por quê? Explique-se melhor. Dê mais detalhes que esclareçam ou justifiquem essa resposta. Por que você escreveu desse modo? Por que você fez essa afirmação? Que tipo de raciocínio você utilizou? Que argumento está por trás disso tudo? Tem lógica o que você está dizendo? Todos estão de acordo com a justificativa apresentada? Por que sim? Por que não?

16. Utilização do raciocínio hipotético-inferencial.

Função cognitiva eficiente: Diante de problemas complexos e abstratos, opção, por vontade própria, de formular hipóteses, selecionar as mais viáveis e comprová-las com base na lógica e na previsão de fatos, utilizando de argumentos do tipo se A, então B.

Função cognitiva deficiente: Falta ou insuficiência de raciocínio hipotético-inferencial e ou falta da necessidade de utilizar esse tipo de raciocínio e ou não-percepção das exigências da tarefa.

17. Estabelecimento de estratégias para verificação de hipóteses.

Função cognitiva eficiente: Diante de problemas complexos e abstratos, opção, por vontade própria, de criar e selecionar os procedimentos mais adequados para avaliar hipóteses e resolver problemas.

Função cognitiva deficiente: Falta ou insuficiência de estratégias para a verificação de hipóteses e ou falta da necessidade de utilizar esse tipo de raciocínio e ou não-percepção das exigências da tarefa.
Informações complementares (exemplos de tarefas e comentários para as duas funções): Tarefa:

Observem a operação de adição, representada por letras, abaixo apresentada:

D O N A L D +
G E R A L D R O B E R T

Cada letra representa um único número de 0 a 9. Letras iguais: números iguais. Sabendo-se que D = 5, estabeleçam o valor de cada letra.

Mediador: Alguém resolveu o problema? Quem quer resolvê-lo no quadro, ao mesmo tempo que explica suas decisões.

Natália: Eu gostaria!

Mediador: Eu não sei se vocês sabem mas, o matemático inglês que criou essa questão tornou-se Sir por essa façanha! Natália, como você a resolveu, passo a passo, com justificativas.

Natália: Fiz duas coisas antes de começar (no quadro):
0123456789
A = B = D = 5 E= G = L = N= 0= R= T =
D O N A L D +
G E R A L D R O B E R T

Mediador: Muito bem! Esses dois organizadores irão ajudá-la. Apresente sua solução. Use giz de outra cor, para chamar a atenção sobre suas decisões.
Natália: Substituí todos os Ds por 5. Realizei a operação D + D = T—>5 + 5 = 0evai uma dezena (1). Substituí T por 0 e acrescentei 1 no alto da coluna das dezenas. Eliminei o zero da minha relação e na outra indiquei T = O.
0 1 2 3 4 5 6 7 8 9

A = B = D = 5 E = G = L = N= 0= R= T = 0
         1
     D50NALD5 +
    G ERALD5
R O B E R To

Mediador: Nesse primeiro passo, não tenho pergunta a fazer. O que você fez em seguida? Continue.

Natália: Fui para a coluna da dezena de milhar, onde O + E = O (letra o + letra e = letra o). E deveria ser igual a zero para que essa igualdade se desse. Mas, T é igual a zero. Se N + R > 10, então vai 1 e E = 9!

Mediador: Veja só o que você fez. “E deveria ser zero ...” Você levantou uma hipótese e a testou, “Mas, T é igual a zero”. Isso é muito bom!! Continue, por favor.

Natália: Substituí os dois Es por 9 e acrescentei 1 no alto da coluna das centenas de milhares. Eliminei o nove da minha relação e na outra indiquei E = 9.

Mediador: E o que você fez depois?

Natália: Fui para a coluna da centena, onde A + A = E, ou seja, A + A = 9. A hipótese de que A = 4,5 está fora de cogitação porque não estamos trabalhando com números decimais. Estamos trabalhando com números inteiros de 0 a 9. Se nesta coluna houvesse uma reserva (vai 1) da coluna das dezenas, A poderia ser igual a 4 ou a 9! A hipótese A = 9 precisa ser desconsiderada uma vez que E = 9!! Logo, A = 4!!! Substituí os dois As por 4 e acrescentei 1 no alto da coluna das centenas. Eliminei o quatro da minha relação e na outra indiquei A = 4.
0 1 2 3 4 5 6 7 8 9

A = 4 B = D = 5 E = 9 G= L= N= 0= R= T = 0

   D5O N A4 L Ds +
G E9 R A4 L Ds
  R O B E9 R To

Mediador: Muito bom! E depois?

Natália: Para continuar, escolhi a coluna das dezenas, ou seja, 1 + L + L = R, com R > 10 (vai uma centena). À primeira vista, L pode ser igual a qualquer um dos números feltantes. Vamos ter que levantar e testar diferentes hipóteses, no entanto, até encontrar o valor de L. Olhem os números que faltam: 1, 2, 3, 6, 7 e 8. Pode ser 1? Não, porque 1 + 1 + 1 < 10. Pela mesma razão, eliminei os números 2 e 3. Pode ser o número 6? Não, pela seguinte razão: se L = 6, então R = 3; olhem a coluna da centena de milhar, isto é, l + 5 + G = Rou6 + G = 3, o que é um absurdo e inviabiliza essa hipótese. L pode ser igual a 7? Não, porque R = 5 e D = 5 (dado do problema). L só pode ser, então, igual a 8!
0123456789
A = 4 B = D = 5 E = 9 G= L = 8 N= 0= R=7 T = 0
1             í 1 D5 0 N A4 Ls D5 +
G E9 R7 A4 L8 Ds Ri O B E9 R7 To
Mediador:...


18. Comportamento planejado.

Função cognitiva eficiente: Opção por pensar antes de agir: estabelecimento de objetivos, previsão de meios para alcançá-los e definição de formas para a sua avaliação, diante de qualquer tarefa.

Função cognitiva deficiente: Falta ou insuficiência de comportamento planejado e ou feita da necessidade de refletir antes de realizar e ou não-percepção das exigências de tarefes

Informações complementares (exemplos de tarefes e comentários):
 É na segunda tarefe da página 1 do instrumento Organização de pontos (Feuerstein e Hoffman, 2000a) que a função cognitiva Comportamento planejado é trabalhada pela primeira vez. O mediador solicita que, em duplas, eles elaborem um plano para a resolução dos catorze exercícios que compõem a tarefe. O mediador recolhe as opiniões dos grupos e registra, no quadro, um plano síntese, com aproveitamento das idéias das pessoas. Assim, por exemplo:

1.Dar nome as figuras do modelo.
2.Identificar as características essenciais de cada figura.
3.Identificar e traçar o quadrado, usando as pistas, quando existirem.
4.Identificar e traçar os triângulos, com precisão e exatidão.
5.Comparar as figuras identificadas e traçadas com as figuras do modelo.

Em seguida, solicita aos estudantes que realizem os exercícios, individualmente. A partir desse primeiro trabalho, essa função cognitiva será abordada com muita freqüência nas demais páginas do PEI.


19. Elaboração de categorias cognitivas.

Função cognitiva eficiente: Construção, a partir de exemplos concretos, de conceitos e princípios abstratos; uso desses conceitos e princípios na classificação de informações e apresentação das respostas.

Função cognitiva deficiente: Dificuldade na elaboração de categorias cognitivas devido à falta dos conceitos necessários em nível de recepção/expressão de informações ou à insuficiência de classificação.

20. Comportamento somativo.

Função cognitiva eficiente: Utilização espontânea de contagem e cálculo para resolver problemas, por necessidade própria e de acordo com exigências implícitas da tarefa.

Função cognitiva deficiente: Falta ou insuficiência de utilização do comportamento somativo espontâneo e ou ausência da necessidade de realizar contagens e cálculos e ou não reconhecimento da exigência implícita dessa competência e dessa determinação,.

Informações complementares (exemplos de tarefas e comentários para as duas funções):

A página E-3 do instrumento Organização de pontos (Feuerstein e Hofíman, 2000a apresenta uma instrução e três figuras como modelo:

DESCUBRA O ERRO
Escreva o tipo de erro que se encontra em cada quadro, observando as indicações abaixo:

I= incorreto       F = falta de um ponto         P = figura pequena        A = ponto adicional


Mediador: Essa é a terceira página de erro que vocês vão realizar. Antes de vocês lerem a instrução, observem, com muita atenção as três figuras do modelo. Existem figuras conhecidas? Quais?

João: Duas figuras são conhecidas: o quadrado e o triângulo retângulo isosceles. Estamos trabalhando com essas figuras desde o começo do instrumento.

Mediador: É isso mesmo João, você tem razão. O quadrado e o triângulo retângulo isósceles são figura familiares. Vocês já construíram os conceitos correspondentes a essas duas figura! E a terceira figura? Vocês conhecem? Ela tem nome universal?

Maria: A figura não é familiar mas podemos nomeá-la, por associação, como já fizemos com outras figuras não conhecidas, na página anterior. Sugiro, para ela, o nome de ampulheta!

Mediador: Ótimo, Maria. Você está utilizando, neste momento, o que você aprendeu na aula passada! Que princípios vocês estabeleceram sobre o assunto, na aula passada?

José: Eu anotei no caderno. Vou ler:

1.Quando um objeto envolvido numa tarefa não possui nome universal, deve-se buscar um nome a partir de suas características essenciais.
2.A apropriação (interiorização) de um objeto é facilitada quando ele recebe um nome.

Mediador: Os princípios apresentados por José valem para essa nova figura batizada de ampulheta por Maria. Quais são as características essenciais de uma ampulheta?

João: Tem seis lados, com lados paralelos dois a dois.

Maria: Além disso, é uma figura plana convexa e simétrica, com dois eixos de simetria: um vertical e outro horizontal.

José: Ela envolve seis pontos e para identificá-la, numa nuvem de pontos, considero relevantes os dois pontos bem próximos localizados no centro da figura.

Mediador: Vocês acabaram de construir o conceito de ampulheta! Esse conceito e os princípios relembrados indicam que trabalhamos a função cognitiva Elaboração de categorias cognitivas.

Mediador: Leiam, agora, a instrução dessa página e respondam a seguinte pergunta: Que etapa pode ser incluída no plano para a solução desses exercícios? Vocês fizeram isso na página E-l!

Maria: Eu me lembro. Os erros F (feita de um ponto) e A (ponto adicional) indicam que contar o número de pontos de cada quadro deve ser uma das etapas iniciais. A instrução não pede que contagens sejam feitas mas, isso está implícito nesses dois erros.

José: Em cada campo devem existir treze pontos: seis pontos da ampulheta mais quatro do quadrado mais três do triângulo.

Mediador: Qual o nome da fiinção cognitiva sugerida por Maria e José?

João: Um momento, deixe-me consultara lista ... seria Conduta somatival

21. Estabelecimento de relações virtuais.

Função cognitiva eficiente: Capacidade para visualizar e construir relações que só existem potencialmente, mas não em realidade; interiorização de esquemas, modelos, princípios, por exemplo, que permitam simulações mentais em situações de relações insuficientemente definidas, por opção própria e sempre que a tarefa exigir.

Função cognitiva deficiente: Dificuldade em estabelecer relações virtuais e ou feita da necessidade de estabelecer tais relações e ou não percepção da oportunidade de realizar tal capacidade.

Informações complementares (exemplos de tarefas e comentários):

De acordo com Feuerstein, Rand, Hofíman e Miller (1980); Feuerstein e Hofíman (2000a); e, Sánchez (1989), é uma característica do ser humano impor ordem sobre a aparente desorganização do universo que o cerca por meio da ligação de objetos e ou eventos em sistemas significativos. A projeção de uma relação que é potencial, seja no instrumento

Organização de pontos ou no mundo como um todo, requer que a pessoa demonstre prontidão e necessidade de pesquisar por interligações e significados entre fenômenos que se apresentam separados uns dos outros. A necessidade de projetar relações que não são evidentes nem obrigatórias para reestruturar um campo no qual existem lacunas estruturais inerentes, é um desempenho que pode ser aprendido. Sem isso, há uma apreensão episódica da realidade na qual objetos e eventos são percebidos como únicos, singulares e isolados.

Lopes (2003) declara:

Há exatos 32 mil anos, a humanidade já era capaz de observar com precisão o céu noturno e desenhar constelações, usando características das estrelas para auxiliar cálculos aqui na Terra. É essa a tese do pesquisador alemão Michael Rappenglück, que diz ter identificado o desenho da Constelação de Órion numa pequena escultura do paleolítico. Batizada de ‘o antropóide no céu’ por Rappenglück, a figura seria a mais antiga representação das estrelas feita por mãos humanas. Tal ‘mapa estelar’ incluiria ainda, no verso uma série de marcas que ajudariam uma mulher grávida a determinar quando ela iria dar a luz.

Sobre esse assunto, assim se manifesta Nogueira (2003, F 19): “A primeira coisa que os seres humanos fizeram para estudar o céu foi dividir as estrelas em constelações. As constelações foram criadas do mesmo jeito que fazemos as brincadeiras de ligar pontos, só que, no lugar dos pontos, haviam estrelas.” Ele informa ainda que existem 88 constelações oficiais, embora essas constelações não sejam as únicas possíveis, uma vez que as estrelas podem ser virtualmente ligadas de diversas maneiras, formando muitas imagens.

Affonso (2005) diz que:

As constelações são figuras totalmente imaginárias que começaram a ser criadas pelo homem primitivo há mais de 6 mil anos, para agrupar algumas estrelas visíveis a olho nu, aparentemente próximas, tendo em vista que nomear cada uma delas era um trabalho muito complexo. Em geral, as estrelas de uma constelação nada têm a ver entre si, estando separadas por grandes distâncias, sendo que elas acabam formando uma figura por mero efeito de perspectiva.
Ele afirma ainda que, “As constelações marcam a passagem do tempo e as estações do ano e são pontos de orientação para o homem. A constelação abaixo, conhecida como Ema, representava o inverno para os índios tupinambás.”
4.3.2.3  Funções cognitivas de saída.

22. Comunicação não-egocêntrica.

Função cognitiva eficiente: Apresentação, por necessidade própria, dos resultados de uma tarefa levando em consideração não apenas suas percepções, necessidades e opiniões, mas também as de seus interlocutores, diante de tarefas que envolvam o raciocínio divergente.

Função cognitiva deficiente: Comunicação egocêntrica e ou ausência da necessidade de levar em consideração a opinião dos outros e ou não reconhecimento de tarefes que envolvem o raciocínio divergente.

Informações complementares (exemplos de tarefas e comentários):

Tarefa (Beard, 1976): Qual é a letra que falta na ilustração abaixo?
Mediador: Alguém resolveu a tarefe? Quem gostaria de apresentar e justificar sua solução?

Antônio: A letra que feita é B. Vejam só as relações de ordem entre as letras que estabeleci para justificar minha resposta: Se J vem depois de I e X vem depois de V, então B deverá vir depois de A! Observem (no quadro) o esquema que fiz:
Mediador: Antônio apresentou sua solução acompanhada de justificativa lógica de sua opinião. Alguém encontrou resposta diferente?

Paulo: Quero dizer, em primeiro lugar, que a resposta de Antônio está correta! Sua justificativa me convenceu! Encontrei, no entanto, resposta diferente: a letra que feita é a letra E.

Mediador: Paulo, justifique sua opinião.

Paulo: No alfabeto da nossa língua existem letras que significam números: I, V, X, L, C e M. A partir disso, estabeleci outras relações entre letras opostas: Se a primeira letra (I) é A e a décima letra (X) é J, então a quinta letra (V) é E! Observem (no quadro) o esquema que fiz:




































Nenhum comentário:

Postar um comentário